- Hidratação adequada: mantenha o seu pet sempre hidratado. Disponibilize água fresca e limpa e garanta que o cão e gato consuma a quantidade recomendada de água por dia. A hidratação adequada é o primeiro passo para a manutenção da saúde renal do seu pet.
- Dieta de alta qualidade: ofereça alimentos completos e balanceados ao seu pet, de acordo com seu porte e idade. Um alimento com ingredientes de alta qualidade e digestibilidade, além do equilíbrio dos minerais, favorece maior saúde renal. Os alimentos úmidos também são grandes aliados da manutenção do sistema urinário.
- Evite que o seu pet consumo alimentos sem procedência: existe um parasita chamado Dioctophyma renale, também conhecido como “verme gigante dos rins”, que acomete principalmente os cães, mas também pode ocorrer em gatos e até seres humanos. Essa parasitose é adquirida através da ingestão de carne de peixe cru ou malcozido, que esteja contaminada por esse nematódeo.
- Substâncias tóxicas: tenha atenção ao contado do seu pet com algumas substâncias que possam ser tóxicas. Existem algumas plantas, alimentos de consumo humano, ou até mesmo produtos de limpeza e higiene que podem intoxicar o seu animal, caso sejam ingeridos.
Embora existam diversos problemas renais que podem acometer os cães e gatos, existem alguns sinais de alerta. São eles:
- Poliúria (aumento da frequência e volume urinário).
- Polidipsia (aumento da ingestão de água).
- Hematúria (presença de sangue na urina).
- Disúria (dor ou desconforto ao urinar).
- Anúria (ausência de produção ou eliminação da urina).
- Anorexia (perda de apetite).
- Letargia e fraqueza.
- Náuseas e vômitos.
- Desidratação.
- Perda de peso.
Kelly Maiara Lopes Carreiro
Médica - Veterinária | Analista de Desenvolvimento de Conteúdo da Special Dog Company
Nenhum comentário:
Postar um comentário