domingo, 25 de abril de 2021

João 11.5

 

Um dia quando JESUS não estava na cidade de Betânia, seu amigo Lázaro ficou gravemente enfermo. Suas irmãs, Marta e Maria, enviaram ao Mestre uma mensagem pedindo ajuda. A resposta de JESUS é fascinante: “JESUS amava muito Marta, Maria e Lázaro. Porém, quando soube que Lázaro estava doente, ficou mais dois dias no lugar onde estava.” Jo 11:5.

Isto é totalmente o contrário do que esperaríamos de JESUS para demonstrar SEU amor. Por que JESUS não correu para cuidar do amigo?Talvez porque, como DEUS encarnado, JESUS é a ilustração de que os caminhos  do amor de DEUS não são os nossos caminhos. Por exemplo, JESUS nunca se apressou.

Quando JESUS chegou, Lázaro já tinha sido sepultado há quatro dias. O Salvador chegou tarde. Lázaro estava morto, as coisas transcorreram de mal a pior.

Às vezes a vida se torna insuportável. Então oramos para melhorar nossa saúde, para que nossas finanças se reorganizem, para nosso casamento não acabar, ou para encontrar um casamento. Oramos pelo sucesso do nosso emprego, para a segurança de nossos queridos. Não há nada de errado em orar por estas coisas, mas elas não dizem nada a respeito de nossa salvação. Não espere que JESUS nos salve fazendo-nos depender mais de outras coisas do que DELE mesmo. ELE abandonará todo o nosso empenho  em busca de salvação de qualquer coisa ou alguém que tome o lugar DELE. Então, ELE se demora e assiste  enquanto corremos para cima e para baixo nos becos sem saída, permitindo que nossa missão diária se espatife e exploda.

JESUS não é nosso único socorro para conseguir o que queremos. Mas nosso único e verdadeiro socorro. Quando procuramos um salvador, não estamos atrás de um auxílio. Estamos atrás de um milagre. Não podemos descobrir o milagre até que Lázaro morra, ou seja, até que nossas orações não sejam atendidas e nos sintamos abandonados por DEUS no momento que mais precisamos DELE.

Quando Maria ouviu que JESUS estava chegando ela disse: “Se ao menos estivesses aqui meu irmão não teria morrido.”, ela estava desapontada com o Mestre. Enquanto ela se prostra aos pés de JESUS, chorando, suas lágrimas caíram como orações. Em breve JESUS começa a chorar também.

Esta é uma das imagens de JESUS que mais inspiram esperança. DEUS pode ser comovido. Mais uma vez descobrimos que DEUS se junta às nossas  lágrimas e pode ser comovido com compaixão e o mundo se torna o lugar mais imprevisível. Quem sabe o que pode acontecer?

Tudo que nos resta é a esperança num DEUS que comove pelo que é. E isto é tudo que precisamos.

Graig Barnes, em “QUANDO DEUS ABANDONA”

Nenhum comentário:

Postar um comentário