quinta-feira, 14 de março de 2019

ABSCESSO EM GATINHO


QUAL O MELHOR TRATAMENTO
                           Pessoas, quero  lembrá-los que não sou veterinária mas já passei por esta experiência com meu gato, sempre achei que a melhor solução é levar o bichano até o veterinário pois ele é especializado. Porém, se o abscesso for mais superficial e for identificado no começo você pode tratar em casa; OBS: Se o quadro do seu bichinho não melhorar procure um veterinário para uma avaliação clínica.
Existem vários graus de abscesso, caso somente a pele superficial tiver sido  arrancada e você perceber isso no mesmo dia, você pode fazer o seguinte procedimento, (é sempre bom saber há quanto tempo isso ocorreu e tomar cuidado com as moscas, existem remédios vendidos em petshop que serve para repelir as moscas do ferimento também é importante usar um colar no bichano para que ele não fique lambendo a ferida):
Materiais para o tratamento:
·                     1 vidro de RIFOCINA (LEIA SEMPRE A BULA)
·                     1 vidro água boricada
·                     1 coleira abajur (Custa de 5 a 10 reis ) Se você não tiver dinheiro pode improvisar com uma placa de raio x, aquela que pegamos no hospital quando tiramos uma radiografia sabe?!; ou ainda com um pedaço de papelão  não muito dura corte sobre medida .)
·                     Você também pode usar no gato um sedativo para ele relaxar eu uso 
  • (ERVA DE GATO) É UM RELAXANTE MUITO EFICAZ VOCÊ ENCONTRA EM PETSHOP NÃO É CARA CUSTA DE 15 a 20 reis .( você espalha sobre o focinho e na sua mão); Eu prefiro este ao ter que usar um de via oral, mas se você preferir você pode procurar um em uma loja de animais.
  • Também pode usar antibiótico ( Meu gato tomava meio comprimido, eu usei o ENRONEM 50 Mg, Antibiótico de amplo aspecto de ação para cães e gatos) Dê o remédio de 12h em 12h antes ou depois da refeição.
  • Se quiser, pode usar também Permanganato de potássio; Dissolva na água e lave o ferimento diariamente, isso ajuda a cicatrizar e  não faz mal eu usei no meu gato, o  Pretinho, e ajudou muito. (Custa bem baratinho de 2 a 4 reais ); É vendido em farmácia.
  • Primeiramente, você deve usar o calmante no bichinho para evitar que ele sinta dor, pois convenhamos nem mesmo nós, que somos mais racionais e entendemos a situação, gostaríamos que alguém ficasse mexendo em uma ferida aberta na qual estivemos sentindo dor, imagine eles que são muito mais sensíveis!  neh rs!, borrife sobre o focinho alguns minutos antes, ( ”ou se preferir, dá um calmante de uso oral”) certifique-se  de não causar muitos traumas no bichano. Faça tudo de maneira calma dando espaço para o gato, sem assustá-lo muito, sei que não é fácil tratar de ferimentos de gato mas tendo paciência dá certo.
    • Em seguida, você deve fazer é lavar o ferimento, isso já é a metade do tratamento a outra metade é por conta dos remédios; Você deve lavar bem com água corrente e depois com água boricada.
    • Depois, você deve cortar os pelos em volta da ferida pois eles atrapalham a cicatrização do ferimento , quanto mais limpo melhor.
    • Retirado os pelos, use  a Rifocina (Sim, a mesma Rifocina usada em seres humanos; Não é bom ficar usando remédio de gente em bichos, mas neste caso não tem problema algum, pois este remédio é recomendado em ambos  os casos).  Ministre o antibiótico.
    • Por fim coloque a coleira abajur.

2 comentários:

  1. Já tive em tempos um gato, que sofreu de abscesso e fiz tudo direitinho como você.

    Excelentes indicações e conselhos.

    abraços e bfds.

    ResponderExcluir
  2. obrigada pelo comentário, amiga linda. bom domingo, fique com Deus.

    ResponderExcluir