quinta-feira, 14 de março de 2019

TORTA SUPER PODEROSA (para comemorar o dia da torta)


Em inglês, a pronúncia da constante (pi) é idêntica a da palavra torta (pie). Por isso a tradição de comer tortas nesse dia. Mas como a constante tem íntima relação com as medidas do círculo, são aceitos quaisquer pratos preparados em forma redonda.
Dia do Pi (π) e o Dia da Aproximação de Pi (π) são duas datas comemorativas em homenagem à constante π (pi).
14 de março é o dia do nascimento de Albert Einstein e também o dia da morte de Stephen hawking, o que agrega mais fãs das ciências exatas às comemorações.
A primeira comemoração do Dia do Pi aconteceu no museu exploratorium de São Francisco, em 1988, com público e funcionários marchando em torno de um dos espaços circulares do museu, e depois consumindo tortas de frutas; no ano seguinte, o museu acrescentou pizza ao menu do Dia do Pi.
Para algumas pessoas, no entanto, o verdadeiro “Segundo do Pi” ocorreu apenas uma única vez, em 14 de março de 1592, às 6:53:58.
Nos Estados Unidos, a notação do dia 14 de março é 3/14, a aproximação mais conhecida do emblemático número de Pi (3,141592653589793238462643383...).


Dia da torta

200g biscoito maisena
1/2 xíc chocolate pó, 1/2 xíc açúcar
100g margarina
Recheio: 1 lata leite cond., 1/2 xíc suco de limão, 2 col (sopa) açúcar
1 lata creme de leite, 1 gelatina sem sabor
4 col (sopa) água, bombons picados
Cobertura:
2 claras
4 col (sopa) açúcar, 1 cx pó para chantilly; raspas de chocolate
Cerejas em calda
Misture os ingredientes e faça uma farofa com os dedos. Dissolver a gelatina. Pôr os ingredientes do recheio no liquidificador (menos os bombons). Bater ligeiramente. Bate o pó do chantilly; Reserve. Bater as claras e junte o açúcar da cobertura, batendo bem. Mistura ao chantilly e deixa. Na forma, coloque a farofa e aperte bem. Leve ao forno baixo, por uns 15 min. Quando esfriar, põe os bombons. Cobre c/ recheio e gelo. Decora com chantilly e polvilhe raspas de chocolate.

Nenhum comentário:

Postar um comentário