segunda-feira, 2 de janeiro de 2023

O Papa dos Gatos...

 

Um papa sentado ao piano com um de seus gatos. Com fama de rígido e pouco carismático, Bento XVI também era um pontífice que sabia aproveitar a beleza da vida através da arte, da natureza e da afeição pelos animais.

A música clássica foi sua paixão desde a infância, transmitida pelos pais e pelo irmão mais velho, Georg Ratzinger (1924-2020), que também foi sacerdote. Mozart era seu preferido, mas Bento XVI também gostava de Bach e Beethoven.

Morto neste sábado (31/12/2022), aos 95 anos, tinha hábitos bastante particulares. Apesar da postura conservadora, o pontífice era um fã de gatos e adorava pilotar helicópteros, ainda que nunca tenha tirado carteira de motorista para dirigir automóveis.

O Papa ama os animais e cuida dos abandonados.

Joseph Ratzinger teve gatos ao seu redor durante décadas, especialmente quando ele era o líder da Congregação para a Doutrina da Fé. A Congregação ficava em uma das ruas mais movimentadas de Roma, a Via Aurelia. Nesta rua todos os dias, apareciam gatos feridos. E alguns animais eram deixados no jardim da Congregação, ou nas proximidades. Ele era o Cardeal Ratzinger, e cuidou de todos os gatos. Ele os alimentou com leite, quando estavam com fome, curou suas feridas, e os observava enquanto se deitavam ao sol e via que aos poucos iam se recuperando. E deu a todos os gatos um nome.

Caros Colegas, Apenas meu testemunho real: Muito antes de Joseph Ratzinger ser nomeado Papa, nos idos de 1977, quando em visita a parentes meus em Regensburg, fiquei sabendo que entre os alunos de teologia ele já carregava a fama de gateiro fanático (de família tradicionalmente gateira) e que alimentava os animais de vida livre junto à universidade, preocupando-se também com a reprodução dos mesmos.

 

De acordo com informações da imprensa local, o papa costumava andar pelas ruas de Borgo Pio, seu antigo bairro romano a leste do Vaticano, onde os vizinhos o comparavam com o Dr. Dolittle, um encantador de gatos. Gatos abandonados e errantes, corriam em sua direção quando o viam chegar, e que ele diariamente preparava e separava a comida para eles. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário