domingo, 2 de janeiro de 2011

História do Hospital Geral de Fortaleza

MISSÃO            
Promover a recuperação da saúde da população, com qualidade, através de serviços de alta complexidade, além de contribuir para a pesquisa e formação de profissionais da área da saúde. 
VISÃO DE FUTURO            
 Estar entre os melhores Hospitais do Ceará e do Brasil, como referência nas especialidades de Cirurgia geral, Neurologia, Neurocirurgia, Nefrologia, transplante Renal, Gineco-Obstetrícia, Traumato-Ortopedia, dentre outras. Para isso faz-se necessário:
- Manter atendimento de qualidade;
- Aumentar a confiança em nossos serviços e profissionais;
- Reforçar as atividades de pesquisa e educação continuada;
- Utilizar bem os recursos.  
PRINCÍPIOS 
·         HUMANIDADE
Respeito ao Ser humano no atendimento de suas necessidades de saúde.
·         COMPROMISSO
Com o cidadão, com a Instituição e com o Bem Público.
·         ÉTICA
Responsabilidade e ética no trabalho e no zelo com o ser humano.
·         CONFIANÇA
Ser uma Instituição acreditada pela população.
·         COMPETÊNCIA
Força de trabalho capacitada em um hospital complexo, dinâmico e eficiente.
·         TRABALHO DE EQUIPE
Trabalho participativo visando o alcance dos objetivos.
·         EDUCAÇÃOPropiciando a formação daqueles que atuam nas áreas assistencial, administrativa, de ensino e de pesquisa. 
ESTRUTURA HOSPITALAR            
O HOSPITAL GERAL DE FORTALEZA possui 357 leitos em funcionamento, sendo 57 complexos (32 de terapia intensiva adulto, 12 de UTI Neonatal e 13 na Unidade Neonatal de Médio Risco), 103 Cirúrgicos, 14 de transplante renal, nove de Neurocirurgia, e os demais clínicos, em especialidades como: Clínica Médica, Hematologia, Nefrologia, Neurologia, etc. e leitos para emergência (clínica e cirúrgica).  Possui 47 salas de ambulatório, três consultórios na Unidade de emergência, seis salas de cirurgias de Média e grande complexidade no Centro Cirúrgico Eletivo e três salas cirúrgicas na Unidade de Emergência, além de uma sala de Cirurgia no Setor de Oftalmologia e outra no Centro Obstétrico. Realiza mensalmente uma média de 440 cirurgias de médio e grande porte e 1.280 de pequeno porte.           
Presta atendimento em mais de 40 especialidades, tais como Clínica Médica, Pediatria, Cirurgia Geral, Ginecologia, Obstetrícia, Traumato-Ortopedia, Terapia Intensiva, Anestesiologia, Neurologia, Gastroenterologia, Reumatologia, Hematologia, Nefrologia, Neurocirurgia, Cirurgia Plástica, Cirurgia Pediátrica, Cirurgia Buço-Maxilo-Facial, Cirurgia de Cabeça e Pescoço, Neonatologia, Urologia, Otorrinolaringologia, Oftalmologia, Cirurgia vascular, Endocrinologia, Endoscopia, etc.           
A Neurocirurgia, de alta complexidade, é referência no Norte e nordeste do Brasil em Neuroradiologia Intervencionista, com elevado número de arteriografias e embolizações cerebrais. Dispõe do mais bem equipado serviço de Radiologia da Rede Pública Estadual, com Ressonância Magnética, tomografia Computadorizada, Litotripsia, Ultrassonografia com Doppler, Mamografia, Arteriografia Digital, etc.  A Unidade de Emergência atende à população nas especialidades de Clínica Médica, Cirurgia Geral, Obstetrícia, Terapia Intensiva e Anestesiologia.           
Conta com cerca de 2.550 colaboradores, sendo 691 médicos de diferentes especialidades.         
   É o único Hospital público do Estado com Ressonância Nuclear Magnética, Litotripsia extra-corpórea (LECO) e Serviço de Nefrologia de referência para atendimento aos pacientes com insuficiência renal aguda. É o maior centro de transplante renal do Norte e Nordeste. Destaca-se também pelos atendimentos de alta complexidade em Neurocirurgia e Traumato-Ortopedia. Tem capacidade para realizar 800 procedimentos endoscópicos por mês. Na área de oftalmologia possui Banco de Olhos e Centro Cirúrgico próprio. O HGF integra a Política Nacional de medicamentos e assistência Farmacêutica, contribuindo para viabilizar um dos componentes fundamentais da assistência à saúde através da cobertura farmacológica, inclusive com medicamentos de alto custo, denominados excepcionais.           
 O Hospital também é integrante da rede de hospitais sentinela da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), contribuindo na notificação de eventos adversos nas áreas de farmacovigilância, hemovigilância e tecnovigilância. 
PROCEDIMENTOS DE ALTA COMPLEXIDADE:  O HGF possui amplo atendimento, configurando-se como Hospital geral; Hospital Escola (Título do MEC), prestando assistência a pacientes portadores de enfermidades graves, de alta complexidade e risco, tudo de acordo com o seu perfil terciário/quaternário, devido à qualificação técnica dos profissionais e recursos tecnológicos disponíveis. São vários os procedimentos de alta complexidade realizados. O atendimento no Hospital era realizado nos três níveis de atenção: primário, secundário e terciário. Percebeu-se que se assim continuasse, fugiríamos da nossa missão e perfil, alem de diluirmos os recursos, já escassos.  Desde que se iniciou a atual gestão, tem-se buscado focar a atuação em procedimentos terciários, especialmente os de alta complexidade em que os recursos são aportados “extra-teto”, pois não obtivemos êxito em aumentar o teto financeiro de recursos do SUS. 
TRANSPLANTE RENAL:  O Setor de Transplante Renal do HGF passou por reforma e ampliação da sua estrutura em 2004, recebeu novos equipamentos em 2005, e ao final de 2006 terá uma nova e moderna área física, ocupando toda uma ala do primeiro andar do setor de internamento, em conformidade com as Normas do Ministério da Saúde. Poderão ser 21 leitos, sendo seis numa Unidade de Terapia Semi-Intensiva, exclusiva para pacientes transplantados e um leito de isolamento. Isso propiciará o crescimento do número de transplantes renais no HGF, assim como será possível a realização de outros tipos de transplante, tais como fígado e pâncreas. O Setor contará com área específica para atividades administrativas, para o ensino e pesquisa, além de amplo terraço, que dará maior liberdade aos pacientes.           
Para dispor de equipe altamente capacitada, inclusive com treinamento fora do País, é referência Nacional e Internacional na realização de “Nefrectomia Laparoscópica” no doador vivo. O staff do Transplante Renal tem participado continuamente de pesquisas Nacionais e Internacionais, tendo papel importante pelos excelentes resultados que apresenta. 
NEFROLOGIA:  O serviço de Nefrologia do HGF tem leitos próprios, salão para Hemodiálise com 12 modernas máquinas, alem de outros aparelhos de apoio nas Unidades de Terapia Intensiva e Tx. Renal. Possui máquinas portáteis de osmose reversa o que facilita a realização de procedimentos dialíticos e minimiza o sofrimento dos pacientes. O serviço de hemodiálise para os pacientes renais agudos funciona 24 horas, na Unidade de Emergência, Unidades de Terapia Intensiva e nas alas de Internação do Hospital. Tem sido elevada e crescente a demanda de atendimento de pacientes com insuficiência renal aguda, com alto custo para o HGF. 
PROCEDIMENTOS CIRÚRGICOS            
 Diariamente o HGF realiza procedimentos cirúrgicos complexos, quer de emergência ou eletivos. É referência em cirurgia vídeo-assistida em várias áreas do conhecimento médico, como cirurgia geral, cirurgia de cabeça e pescoço, Neurocirurgia, Otorrinolaringologia, Urologia, Ginecologia, Ortopedia, Transplante Renal etc. Concluídas as obras de ampliação, o HGF terá 22 salas de cirurgia, ampliando a capacidade operacional das diferentes especialidades cirúrgicas. Desde 2005 o HGF é credenciado junto ao Ministério da Saúde como centro de alta complexidade em Cirurgia Vascular e Endovascular, com excelente pessoal Médico. Criou a primeira Residência Médica em Cirurgia Vascular do Estado do Ceará, credenciada pela Comissão Nacional de residência médica (CNRM), com muito sucesso. Cresceram em volume e complexidade os procedimentos da Cirurgia Vascular, que têm demanda progressiva na Unidade de Emergência. A neurocirurgia e a Traumato-Ortopedia também são serviços de alta complexidade credenciados junto ao Ministério da Saúde. Em fase final de credenciamento temos o procedimento de implante coclear do Serviço de Otorrinolaringologia. 
ARTERIOGRAFIA E EMBOLIZAÇÃO CEREBRAL -   HGF é Centro de alta complexidade em Neurocirurgia e Neurorradiologia Intervencionista. Tem sido crescente a demanda de arteriografias e embolizações no Ceará. Embolizar má-formações artério-venosas usualmente diminui a morbidade e mortalidade dos pacientes, permitindo uma recuperação mais rápida. O custo dos procedimentos é alto, mas o ganho para os doentes é significativo. O HGF é o único Hospital Público do Ceará a realizar esses procedimentos de maneira rotineira, com resultados comparáveis aos grandes centros do exterior. 
OBSTETRICIA            
O Setor de Obstetrícia do HGF é focado para a gestação de alto risco. Tem atendimento eletivo e de Emergência. A produtividade do Setor cresceu em 2006 com a assunção da Chefia pelo Dr. Joaquim Luiz de Castro Moreira.  
ATENDIMENTO AMBULATORIAL  -  n° de consultas realizadas eletivamente oscila em torno de 15.000 por mês, nas diferentes especialidades médicas e de outros atendimentos de saúde. Quando inaugurada a nova ala ambulatorial, com mais de 100 salas de ambulatórios, o HGF terá dobrado o n° de atendimentos eletivos.   
PROGRAMA DE ASSISTÊNCIA DOMICILIAR    -   HGF vem incrementando também a cultura da deshospitalização progressiva, com prestação de serviços através de atendimentos multiprofissionais, em projetos como o Programa de Internação Domiciliar (PID). Por ser um Hospital complexo, de pacientes graves e vários leitos de Terapia Intensiva, tratamos muitos pacientes com doenças crônicas (câncer, doença cérebro-vascular). Daí, alguns desses pacientes podem ter a continuidade do tratamento em seus domicílios (treinamos os familiares para cuidá-los), sob nossa assistência. Alem disso, possibilita aos pacientes ter a presença constante da família, que minimiza muito o trauma da doença. Possibilita otimizar os leitos hospitalares, porque nos permite acompanhar e dar seguimento ao tratamento de alguns pacientes em seus domicílios.           
 O programa atende às necessidades dos pacientes, objetivando alcançar melhores índices de satisfação, assegurando o bom relacionamento médico-paciente. Funciona com equipe multidisciplinar composta de coordenador médico e técnico, secretária, médico, enfermeiro, assistente social, fisioterapeuta e nutricionista, prescrevendo, orientando e acompanhando o tratamento e o seu estado de saúde. 
BANCO DE OLHOS - Implantado em janeiro/2006, o Banco de Olhos executa o serviço de captação, transporte, avaliação, processamento, armazenamento e distribuição de tecidos oculares humanos para fins terapêuticos, de pesquisa e ensino.         
   É operacionalizado em regime de 24 horas, todos os dias, utilizando laboratório do Hospital e equipe técnica própria. Está credenciado pelo Serviço Nacional de Transplantes (SNT) e é membro da Associação Pan-Americana de Banco de Olhos (APABO). Apesar de pouco tempo de funcionamento, está se tornando referência no programa de saúde ocular, tendo captado, até setembro de 2006, 274 globos oculares. 
ÁREA TÉCNICA FARMACIA  -  Os medicamentos têm forte impacto no custeio do HGF. O Hospital tem pessoal treinado e dedicado para todas as etapas dos processos de uma Farmácia Hospitalar (padronização, armazenamento, dispensação, fracionamento, etc). O Setor de Farmácia do Hospital é modelo de gestão para todos os Hospitais da Rede Pública Estadual.           
Na condição de participante da execução da Política Nacional de Medicamentos e Assistência farmacêutica, foi crescente o desempenho do Hospital na dispensação de medicamentos de alto custo, também denominados excepcionais. 
SERVIÇO DE DOCUMENTAÇÃO E ESTATÍSTICA MEDICA - SAME            
 É composto de Arquivo Médico, Setor de Processamento de AIH, setor de Estatística médica e Setor de marcação de consultas e exames.   Além de organizar, arquivar e disponibilizar os prontuários para os setores solicitantes, que podem ser de ambulatório ou de Internação, através de Documentação e Estatística podemos obter todas as informações referentes às internações, altas de pacientes, codificações dos procedimentos com base na tabela do SIH-SUS e alimentação dos dados para o Sistema de Informações Hospitalares – DATASUS.  No período de 2003 a 2006 o SAME passou por reformulação na sua funcionalidade com aprimoramento dos processos; ademais, foram concluídas melhorias na sua estrutura física, para atender o crescimento da demanda com a expansão do Hospital. 
AGÊNCIA TRANSFUSIONAL  -        Instalada em 2003, como um posto avançado do HEMOCE (Hemocentro do Ceará), a Agência Transfusional tem desempenhado papel relevante no suporte às cirurgias de alto risco. Funciona em local apropriado, de acordo com a legislação em vigor, com pessoal altamente capacitado e em regime ininterrupto de 24 horas. O HGF é também o Hospital com o maior número de transfusões de sangue e hemoderivados do Estado do Ceará. 
SERVIÇOS AUXILIARES DE DIAGNÓSTICO E TERAPIA       -      Nos serviços de Diagnóstico e terapia nota-se também aumento no quantitativo ofertado nos últimos anos, especialmente de análises clinicas. O Setor também recebeu melhorias na sua área física, assim como passou a utilizar equipamentos de última geração. O Laboratório de Análises clínicas terá novas instalações no prédio em construção, com uma área de 660m². Tem pessoal qualificado e vem, há vários meses com avaliação excelente pela Sociedade Brasileira de Patologia Clínica (SBPC). Funciona 24 horas todos os dias, atendendo a todos os setores do Hospital.  O Serviço de Anatomia Patológica terá ampla área física, inclusive com sala de necropsia, alem de novos equipamentos. 
EXAMES DE ALTO CUSTO E COMPLEXIDADE -  Houve aumento substancial nos exames de imagem, como Ressonância Nuclear Magnética, Tomografia Computadorizada, Arteriografia, Mamografia e Ultrassonografia. Desde 2005, Tomografia e a Ultrassonografia passaram a funcionar durante 24 horas; foram adquiridos novos equipamentos (três de ultra-som com Doppler, um ecocardiógrafo e três aparelhos de R-X portáteis).  Foi adquirido equipamento de angiografia digital (arco cirúrgico), para uso de Cirurgia Vascular, possibilitando melhorias nos procedimentos vasculares convencionais e endo-vasculares. Também foi comprado um novo equipamento de Eletroneuromiografia, o mais moderno do Norte e Nordeste.  O Centro de imagem tem 06 Médicos Residentes; um excelente programa de Residência Médica, pois reúne grandes profissionais e tem excelente parque tecnológico. Com o concurso público, recebeu novos profissionais Médicos e técnicos, que impulsionaram ainda mais a realização de exames por imagem.           
 No Setor de Endoscopia foram recuperados vários aparelhos (fibroscópios e vídeos-endoscópios) e adquiridos novos equipamentos. O Setor passou por reformas e está contemplado na ampliação do HGF, onde terá, no novo prédio, uma área de 560m², com sete salas para exames, Sala de Recuperação, área administrativa e de apoio. Cabe destacar também os inúmeros procedimentos especializados: em Otorrinolaringologia, como Audiometria, Timpanometria, Impedanciometria e Potencial evocado; na área da Ginecologia, como histeroscopias diagnósticas e terapêuticas; e grande número de cirurgias ambulatoriais em várias especialidades. 
ÁREA DA QUALIDADE – RECURSOS HUMANOS   -  A Área de Recursos Humanos (RH) é responsável pelo gerenciamento de pessoal, seu dimensionamento, capacitação, alocação e desenvolvimento de habilidades e potenciais. O capital humano do HGF é constituído de 2.550 (dado de 2005) colaboradores, com os mais diferentes vínculos e alguns desempenhando a mesma função, mas com salários diferentes. 
COOPERATIVAS     -  A redução gradativa do quadro de servidores públicos, sem a oportuna reposição, oferecia risco de colapso no atendimento à população. Essa circunstância ensejou o incremento na alocação temporária de profissionais para a área assistencial por intermédio de cooperativas, ate a concretização de concurso público. Atualmente, são sete cooperativas de áreas medicas, uma de enfermagem e outra de técnicos de radiologia. O ideal seria ter pelo menos todos os servidores da área assistencial com o mesmo vínculo – concurso público. Pessoal contratado através de cooperativas não têm direitos trabalhistas formais. 
SERVIÇO DE PESSOAL     - A Unidade de Pessoal, encarregada dos controles e registros funcionais teve seus procedimentos revisados em parceria com a Unidade de Capacitação e Acompanhamento do Potencial Humano e informatizou rotinas com apoio da área de Tecnologia da Informação. O pessoal foi capacitado e o setor totalmente informatizado. 
CAPACITAÇÃO E ACOMPANHAMENTO DO POTENCIAL HUMANO            
 Essa Unidade tem a atribuição de promover ações para desenvolvimento de pessoas, valorizando os princípios individuais e coletivos. Dentre as suas atividades destacam-se o planejamento de programas e projetos voltados para a área, desenvolvimento de consultoria organizacional interna, recrutamento, seleção, treinamento capacitação e acompanhamento de necessidades dos seus servidores, em especial a atenção psicológica.  No período 2003-2006 foram desenvolvidos vários projetos, tais como Ciranda da Leitura, Arte e criatividade, Oportunidades, Quer Ajuda?, cine-HGF, Toque Terapêutico da massagem, Cuidando da Auto-Estima, CrêSer, Saúde Holística, Desenvolvimento Educacional com Cursos de Inglês e Informática para funcionários, Yoga para funcionários e Terapia do Riso.  No âmbito do treinamento foram ofertados 20 programas nas modalidades de capacitação, em serviço, oficinas, workshops, seminários e palestras. 
PREVENÇÃO E ATENÇÃO EM ADMINSTRAÇÃO DE RISCOS E ENGENHARIA DE SEGURANÇA E MEDICINA DO TRABALHO             
 Unidade de Prevenção em Administração de riscos (UNIPAR), criada em 2004 e o Serviço de segurança e Medicina do Trabalho (SESMT), revitalizado em 2005, atendem o servidor na prevenção de doenças ocupacionais, prestando acompanhamento, supervisão e vistoria quanto ao uso de equipamentos e prevenção de riscos ambientais e de acidentes no local de trabalho. Estão sob sua coordenação, o Programa de Prevenção de Risco Ambiental (PPRA) e o Programa de Controle Médico e Saúde Ocupacional (PCMSO).           
Dentre as realizações no campo da administração de riscos e medicina do trabalho, as de maior significado foram:- Elaboração do Regimento Interno da Divisão de Planejamento e Desenvolvimento em Recursos Humanos – DVIRH.- Organização de prontuários e de exames periódicos dos funcionários.- Construção de programas de prevenção de riscos ambientais.- Elaboração de controle médico de saúde ocupacional para o Hospital e Procuradoria Geral de justiça.- Formatação de projeto para brigada de incêndio.- Promoção de palestras e cursos sobre segurança, prevenção de riscos e combate de sinistros.- Instalação da Comissão Interna de Prevenção de acidentes (CIPA) e da Brigada de Incêndio.- Mutirão de prevenção de câncer de mama, em parceria com a Clínica de Mastologia.- Ações voltadas para o combate ao tabagismo, que frutificou um programa permanente no HGF.
 ATENÇÃO AO IDOSO     -  A Direção do Hospital Geral de Fortaleza, tendo acompanhado as causas de internação e óbito desse grupo, percebeu a necessidade de proporcionar uma melhor qualidade de vida a esses pacientes. Dentre as atividades do grupo da terceira idade, destacamos:- Aulas de dança de salão;- Oficina de criação;- Atendimento psicoterápico individual e em grupo;- Salão de jogos;- Centros de convivência com atividades diversas. 
ATENÇÃO À CRIANÇA E AO ADOLESCENTE  -  As crianças e adolescentes portadores de patologias graves, por vezes necessitam de internações prolongadas e, consequentemente, de atividades eu atenuem o sofrimento físico, compensem a ausência do convívio familiar, a falta de “brincadeiras” e de programas educacionais. Para tanto, o HGF, através de seu Serviço Social, executa os seguintes projetos:
·         Médico-amigo da criança;
·         Salão de atividades lúdicas e brinquedoteca;
·         Programa de Aleitamento materno. 
ASSISTÊNCIA ÀS INTERNAÇÕES PROLONGADAS  -  Com o mesmo propósito de acompanhamento psico-social para que o paciente atinja um nível de bem-estar emocional e contribuindo com a melhoria no seu estado de saúde, o HGF tem atividades voltadas para grupos de pacientes, como:- Cortes de cabelo;- Sessões de cinema e apresentações teatrais – desenvolvido pela Unidade de Capacitação e Acompanhamento do Potencial Humano, permite que pacientes e acompanhantes, em convívio com os servidores, participem de sessões de cinema e teatro, com temas previamente escolhidos;- Apresentação de palestras;- Humanização do atendimento – sensibilização dos funcionários para melhor atendimento e acompanhamento emocional dos pacientes e criação de grupos como o Plantão do Riso;- RIM ART – Humanização do atendimento de pacientes renais em espera para transplantes, com desenvolvimento de atividades artísticas de música, pintura e desenho, buscando melhora do bem-estar e auto-estima. 
MATERIAL E PATRIMÔNIO      -   Esta Unidade tem como atribuições a compra de gerenciamento de materiais e demais insumos padronizados, objetivando manter o abastecimento do Hospital, acompanhamento de processos administrativos relacionados, gerência de contratos e convênios e acompanhamento de pagamentos.           
Nesse Setor foram adotadas medidas de cunho organizacional, com a racionalização e informatização de processos adequação do controle e armazenamento de materiais. Está integrado às Comissões de Licitação (HGF e SESA), Setor Financeiro e Secretarias Estaduais de Planejamento e de Controladoria. 
GESTÃO DE ORÇAMENTO E FINANÇAS    -         O planejamento e controle orçamentário estão a cargo da Unidade de Finanças, que desempenha papel relevante em primar pela aplicação racional dos recursos públicos.  Durante esta sessão o Governo do Estado aprimorou o controle dos gastos, com a implementação de eficientes instrumentos de controle, implicando adequação interna em termos de pessoal e de instrumental tecnológico.  A padronização de insumos e as compras corporativas foram um marco importante na racionalização do uso dos recursos públicos. 
HOTELARIA HOSPITALAR   -    O atendimento humanizado, premissa de toda administração hospitalar, encontra apoio também na Unidade de Serviços Gerais, que desenvolve ações voltadas sempre para a satisfação dos pacientes e acompanhantes.            Foram aprimorados no período os processos:
  • Manutenção da ordem no ambiente hospitalar;
  • Controle do fluxo de visitantes e acompanhantes;
  • Controle de entrada e saída de objetos e alimentos para pacientes;
  • Controle de entrada e saída de funcionários;
  • Controle de movimentação de veículos com carga de material, ambulâncias e automóveis com pacientes;
  • Fiscalização da manutenção da área física do Hospital, dedetizações, reformas e limpeza, etc;
  • Rotinas para acompanhamento da rouparia e lavanderia;
  • Instituição de duas visitas diárias aos pacientes internados no Hospital.

 SERVIÇO DE MANUTENÇÃO E ENGENHARIA CLÍNICA      -     Tem como atribuição as operações de manutenção e reforma de equipamentos e instalações, elevadores, caldeiras, tubulações de oxigênio e gases medicinais e outros.           
Foi criada estrutura para a engenharia clínica de o HGF passar a fazer in loco a manutenção preventiva e corretiva de vários equipamentos. Os insumos utilizados pelo Hospital e sob acompanhamento do Setor de Manutenção, tiveram crescimento nos últimos cinco anos. 
DIREÇÃO GERALPROJETO HOSPITAIS SENTINELA       -      Desde dezembro/2001, o HGF integra a Rede de Hospitais participantes do Projeto Hospitais Sentinela. Está qualificado para notificar e subsidiar a ANVISA nas ações necessárias à regularização no mercado de produtos, insumos, materiais e medicamentos e equipamentos odonto-medico-hospitalares em todo o país, atuando na Farmacovigilância, Hemovigilância, Tecnovigilância, Serviço de Controle de Infecção Hospitalar (CCIH) e Saneantes (Serviços de limpeza e lavanderia).          
  Dentre as realizações destacamos a implantação do Manual de Procedimentos operacionais para Hemovigilância, desenvolvimento do Plano de Melhoria hospitalar na área de Saneantes, com treinamento, levantamento e informatização do cadastro do parque tecnológico do HGF, implantação do Comitê Transfusional e participação em diversos fóruns de estudo e difusão de exeriências.
CONTROLE DE INFECÇÃO HOSPITALAR  -  A comissão de controle de Infecção hospitalar (CCIH) do HGF trabalha ativamente ara promover o desenvolvimento e cumprimento das metas estabelecidas pelo Programa de Controle de Infecção Hospitalar da Organização Mundial da Saúde (OMS), a saber: sistema de sistema de vigilância, controle de antimicrobianos, educação continuada, monitoramento do perfil de sensibilidade a antimicrobianos, das cepas causadoras de infecção hospitalar e medidas de isolamento buscando reduzir os índices de infecção hospitalar, o tempo de internamento e os custos associados à internação. A CCIH utiliza metodologia instituída pelo Center for Disease Control and prevention (CDC) - USA, estratificando os indicadores por risco, permitindo comparações com dados de instituições nacionais e internacionais. 
NÚCLEO HOSPITALAR DE EPIDEMIOLOGIA     -  Tem como atribuições realizar busca dos casos de doenças de notificação compulsória (DNC) em todos os serviços do Hospital, com acompanhamento sistemático dos casos internados de doenças objeto de investigação epidemiológica. Utiliza, para tanto, os sistemas de informação de Nascidos Vivos (SINASC), de Informação dos Agravos Notificáveis (SINAN) e de Informação de Mortalidade (SIM). 
LICITAÇÕES E CONTRATOS     -        Essa Comissão (COLIC – HGF) tem como atribuições básicas a elaboração de editais, execução dos certames licitatórios, adjudicação, homologação e publicação de atas. Também instrui e acompanha os processos, recursos administrativos e impugnações aos atos de licitação. 
ENSINO E PESQUISA      -       O Centro de Estudos, Aperfeiçoamento e Pesquisas (CEAP), tem como atribuição promover, coordenar e divulgar atividades técnico-científicas, culturais, bem como o ensino e a pesquisa, objetivando o aperfeiçoamento de profissionais das áreas de saúde, administração e serviços de apoio.Ensino: O Setor coordena as atividades de Residência Médica e de Estágio Curricular e extracurricular nas áreas médica, de enfermagem, fisioterapia, fonoaudiologia e demais categorias profissionais existentes no Hospital. Estabelece convênios com as faculdades e Instituições de ensino do Ceará.            O HGF é o hospital estadual com o maior número de programas de Residência Médica credenciados pela Comissão Nacional de Residência Médica (CNRM- MEC). Atualmente, com 24 Programas. Juntam-se, também, os 120 internos do curso de Medicina, distribuídos nas quatro áreas básicas.Pesquisa:  Neste segmento o CEAP coordena projetos e promove jornadas de ensino, pesquisa científica e capacitação; avalia e acompanha os dados referentes aos estudos, estágios e programas de Residência Médica.           
Em outubro de 2006, foi criado o Instituto de Ensino e Pesquisa – IEP, servindo de interface entre a pesquisa clínica e epidemiológica e assistência médica nas áreas de Reumatologia, Cardiologia, Transplante Renal, Endocrinologia, Neurologia, Urologia, Oncologia e Gastroenterologia. ÓRTESES PARA OSTOMIZADOS            
O Hospital destina parte de seu custeio para assistência à ostomizados por intermédio do Clube dos Ostomizados, mediante distribuição gratuita de bolsas coletoras e outros insumos para os mesmos. A missão do HGF é terciária e não comporta esse tipo de gasto. 
O NOVO HGF  -  O novo HGF poderá ter 520 leitos, dos quais 130 para pacientes críticos ou semicríticos (adulto pediátrico e neonatal), 22 salas cirúrgicas e significativo aumento de leitos nas salas de recuperação pós-anestésica. Haverá uma Unidade de Terapia Intensiva Pediátrica, com oito leitos. Haverá, também, a primeira Unidade de AVC do Norte e Nordeste do Brasil, com 14 leitos, além de um sistema de telemedicina específico para a Unidade, que possibilitará a troca de informações entre diferentes centros do Brasil.   A Unidade de Infusão, focada para quimioterapia ambulatorial, tem anexo um amplo e moderno Centro Cirúrgico, com duas salas bem equipadas e sala de recuperação, que possibilitará a realização das cirurgias eletivas de pequeno porte, assim como procedimentos ambulatoriais de médio porte.           
A implantação dessa Unidade de Infusão terá capacidade para no mínimo 600 atendimentos/mês.           
O Laboratório HLA tipo I será transformado em Laboratório de Biologia molecular para Transplantes, HLA TIPO II, primeiro do gênero no Estado do Ceará, capacitado para dar suporte aos transplantes, através de pesquisas de compatibilidade de antígenos leucocitários humanos e presença de anticorpos pré-formados, tipagem HLA e tipagem por biologia molecular.   O HGF está equipado tecnicamente para obtenção de cadastramento junto ao Sistema Único de Saúde como Centro de Realização de Implante Coclear, visando tornar-se excelência e referência no País para atendimento à população de deficientes auditivos, principalmente no Ceará e estados vizinhos. A Cirurgia do Implante Coclear é o único tratamento eficaz em casos de surdez profunda bilateral em adultos e crianças. O Hospital possui um bem estruturado Serviço de Hematologia, com atendimento ambulatorial e internamento de pacientes, especialmente portadores de doenças onco-hematológicas. É o centro de referência da Secretaria de Saúde do Estado para o tratamento de leucemia aguda. A Estrutura física é excelente com pessoal qualificado e realização de exames sofisticados, inclusive imunohistoquímica e citogenética.           
Desde o ano de 2003 o Hospital, tem o título de “Hospital Amigo da Criança”, graças ao esforço obstinado dos serviços de Pediatria, Obstetrícia e Núcleo de Aleitamento Materno. Foi uma grande conquista receber esse prêmio do UNICEF. “Que o nosso crescimento seja continuado, sustentável e viável!”  Dr. Florentino de Araújo C. Filho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário