domingo, 7 de dezembro de 2014

FOBIAS


            Fobia é um medo persistente, exagerado ou irracional, de algo específico (animal, avião, sangue) ou situação sem perigo real (falar em público, assinar um cheque, comer diante dos outros). A pessoa reconhece que o medo é desproporcional, mas não consegue controlá-lo.
            Fobia social: medo de situações sociais onde a pessoa acha que pode ser avaliada de forma negativa pelos outros.
            Sintomas: Quando te de enfrentar uma situação temida (participar de festas), o indivíduo pode começar a suar, enrubescer e sentir, entre outras coisas, taquicardia, tensão muscular  e mal-estar no estômago. Em alguns casos, a pessoa pode se isolar em casa por medo de enfrentar o contato com as pessoas.
            Tratamento: Antidepressivos e betabloqueadores (diminuem o tremor).
            Terapia cognitiva-comportamental: ajuda a enfrentar os medos e a desenvolver habilidades sociais por meio de exposição gradual a situações que causam ansiedade e pela mudança do pensamento distorcido que a pessoa tem da realidade.
            Fobia específica: medo de animais, trovões e raios, etc.
            Tratamento: Terapia cognitiva-comportamental.
            Agorafobia: o paciente evita situações onde pode ter um ataque de pânico. Sente medo de se afastar de casa ou de pessoas e familiares que lhe dão segurança. É comum se esquivar de lugares fechados com muita gente (cinema, restaurantes), elevadores, meios de transporte, por achar difícil a fuga para um lugar seguro ou que pode ficar sem ajuda no caso de um ataque de pânico. É o medo de ter medo.
            Sintomas: Quando precisa ir a um lugar onde acha que pode ocorrer uma crise a pessoa sente muita ansiedade e pode manifestar os seus sintomas psíquicos e físicos.

            Tratamento: Remédios para controlar os ataques e terapia cognitiva-comportamental.

Nenhum comentário:

Postar um comentário