sábado, 6 de junho de 2015

como se tornar wiccano



Também conhecida como "a religião natural" e "a mais antiga do mundo", a wicca tem suas próprias práticas, princípios e crenças enraizados nas tradições pagãs. Como em qualquer religião, há diferentes caminhos e tipos de wicca, e ela é praticada de acordo com as crenças e estilos de vida de cada um. O processo para se tornar um wiccano pode ser longo e demandar estudo, concentração e foco, mas esse sistema de crenças pode ser gratificante e satisfatório de seguir.

Aprenda quais são os valores wiccanos.
 A religião é baseada na crença da Deusa no centro de toda a vida e criação. Algumas versões dela dão valores iguais aos deuses e deusas, já que há um senso geral de crer na dualidade ou no balanço do universo.[1] Não há livros sagrados, profetas ou intermediários. Todos os que praticam wicca possuem acesso direto à Deusa ou ao Divino, e esse Divino vive em cada um.
·                                 O Rede, ou Conselho Wiccano, é o princípio central seguido pelos adeptos e diz: "Sem ninguém prejudicar faz o que tu quiseres". Essa crença valoriza a harmonia com a qual deve-se viver a vida, e desde que suas ações não machuquem outros ou interfiram na capacidade de eles viverem, proceda como preferir. A Lei Tríplice também é central para os wiccanos. Trata-se da ideia de que tudo o que for feito voltará em triplo para quem o fez. Isso pode acontecer tanto de forma positiva quanto negativa.
·                                 Os wiccanos se responsabilizam por suas ações. Eles creem que cada um tem a responsabilidade total por suas palavras e atos. Você é quem determina como age e reage a forças externas, e se redimir com aqueles que tratou mal é a melhor abordagem para se tornar responsável.[3]
Aprenda como os wiccanos realizam rituais e cerimônias. Eles preferem celebrar e realizar os rituais ao ar livre, onde a conexão com a natureza é maior.[6]Muitos ritos e celebrações giram em torno dos ciclos da lua, como a cheia e a nova, e da mudança das estações. Podem, no entanto, haver complicações relacionadas ao clima e à segurança que façam com que os wiccanos pratiquem dentro de casa. Alguns rituais são uma reunião de participantes em um círculo cercado de velas. Um altar pode ser colocado na vela do norte. Esse círculo cria um espaço para a energia curativa, e os wiccanos se reúnem dentro dele. Durante essa reunião, pode haver cura, divinação, discussão ou outras atividades relacionadas à natureza. Muitas cerimônias e rituais também incluem comer e beber vinho ou suco antes do círculo ser dissolvido e da prática acabar.
Aprenda o que a wicca não é. Ela não é contra o cristianismo ou qualquer outra religião. É às vezes conhecida como pré-cristã, já que muitas das suas crenças são baseadas nas práticas pagãs de reverência à terra, à vida e à criação, além de reverência à Deusa. 
Entenda a ética por trás da wicca. Essa religião não usa a magia para amaldiçoar as pessoas ou conjurar feitiços prejudiciais. Como wiccano, você deve ser responsável pela sua relação com a magia e pelo uso que faz dela. Você vive de acordo com um credo, ou o Rede Wiccano, que diz: "Sem ninguém prejudicar faz o que tu quiseres". 
Escolha suas deidades e construa relações com elas. A wicca é politeísta, ou seja, seus seguidores acreditam em diversos deuses e deusas. Estes estão unidos à natureza, encarnados nela[9] e não possuem superpoderes. São derivados de uma série de fontes, incluindo as romanas, nórdicas, hindus e celtas.[10] Há mais de 200 que os wiccanos podem seguir, mas a escolha de um deus patrono não é aleatória. Embora você tenha poder de decisão sobre qual deus ou deusa seguir, ele também se apresentará a você, por isso esteja aberto a aprender bastante sobre vários deles. Pesquise bem sobre as deidades para que saiba quais podem ter características que você não goste.[
Recorde sua jornada em um diário. Conforme estudar e aprender mais sobre a wicca, começará a achar associações e preferências dentro de si.

Você aprenderá como fazer magia segura e protegida considerando as possíveis consequências das exigências de certos feitiços e compreendendo as ramificações de usá-la para obter certas coisas.[15]
·                                 Faça exercícios de meditação e visualização para aumentar sua concentração ao usar a magia. Crie um espaço tranquilo para si mesmo onde possa meditar sem interrupções.[16]
Aprenda e pratique a Lei Tríplice.
Conecte-se com outros wiccanos. Pode encontrá-los online em grupos de discussão e outros fóruns, ou em sua comunidade local. É provável que consiga achá-los mais facilmente em cidades maiores, mas isso não quer dizer que comunidades menores não tenham seus grupos wiccanos. Dependendo da tolerância percebida no local onde você vive, os praticantes de wicca podem não expressar suas crenças publicamente. Converse com eles sobre o que acreditam, como praticam, como começaram etc. Essas conversas lhe darão maior entendimento da fé como um todo e o ajudarão a desenvolver uma comunidade de apoio.
Parte 2 de 3: Tornando-se um wiccano
Faça uma cerimônia de autodedicação. Ela formalizará sua relação pessoal com a wicca e compartilhará sua devoção com suas deidades. Há uma grande quantidade de cerimônias simples e complexas que você pode usar; é possível achar muitas sugestões online.[19] Uma delas é a seguinte:
·                                 Colete símbolos que signifiquem um equilíbrio com a natureza. Eles representarão o fogo, a água, a terra e o ar. Pode-se usar coisas fáceis de achar, como uma vela para o fogo, um copo de água para a água e assim por diante. Em um círculo ao seu redor, coloque a água no oeste, a terra no norte, o ar no leste e o fogo no sul.
·                                 Ande ou rode os braços em sentido horário três vezes. Feche o círculo recitando "Três vezes eu fecho este círculo e declaro esta terra sagrada". Isso criará um espaço entre você e o mundo físico no qual fará sua dedicação.
·                                 Declare por que deseja seguir a wicca. Ateste que seguirá o Rede ("Sem ninguém prejudicar faz o que tu quiseres"). Abra o círculo novamente andando ou rodando os braços três vezes no sentido anti-horário.



Entre num coven depois de um ano e um dia de estudo. A maioria dos covens e outras reuniões formais requer que você tenha estudado wicca por um ano e um dia antes de ser considerado entendido ou sério o suficiente para participar. Encontre um na sua comunidade local, se existir, e apresente-se ao grupo. Alguns têm membros fechados e não aceitam novos.
Faça um voto de segredo. Essa é uma das primeiras ações que os wiccanos devem fazer. Ela cobre três áreas: a proteção da identidade, a dos rituais e a dos mistérios da prática. Os praticantes não devem assumir que outros anunciaram publicamente seguirem a religião; muitos permanecem em segredo para evitar possível discriminação ou assédio, ou por outras razões pessoais. 
Passe algum tempo todo dia em meditação ou devoção. Traga as crenças wiccanas para sua vida diária refletindo sobre seu caminho religioso regularmente. A wicca crê fortemente na liberdade criativa, na conexão com o físico, no autofortalecimento espiritual, no divino feminino, nas ligações familiares e numa conexão com a natureza.[25] Esses ideais podem ser celebrados e integrados na vida diária meditando, passando um tempo maior com a família e envolvendo-se com o ambiente. Muitas práticas diárias levam apenas alguns minutos, como fazer exercícios de respiração e centramento, meditar por 10 a 15 min ou agradecer por uma refeição. Você também pode fazer um ritual rápido de devoção para uma de suas deidades, conversando com ela sobre problemas que estiver tendo ou agradecendo por bênçãos na sua vida.
Celebre os feriados wiccanos. Há 8 feriados, ou sabbats, tipicamente celebrados pelos praticantes durante o ano, com o ano novo caindo em 31 de outubro.[27]Eles podem ser celebrados de várias maneiras, porém tendem a incluir o reconhecimento e a celebração da natureza e da família ou da comunidade. Esbats são celebrações baseadas no ciclo lunar. Alguns adeptos celebram a lua minguante, crescente e cheia, mas outros apenas a cheia. Os sabbats incluem:
·                                 Samhain (fim do verão no Hemisfério Norte, perto do dia 31 de outubro)
·                                 Yule (solstício de inverno no Hemisfério Norte, em torno de 20 a 23 de dezembro)
·                                 Imbolc (1º de fevereiro)
·                                 Ostara (equinócio de primavera no Hemisfério Norte, perto de 21 de março)
·                                 Beltane (30 de abril - 1º de maio)
·                                 Litha (solstício de verão no Hemisfério Norte, perto de 21 de junho)
·                        Lughnasadh (31 de julho - 1º de agosto, primeiro dia da estação de colheita no Hemisfério Norte)
·                                 Mabon (equinócio de outono no Hemisfério Norte, perto de 21 de setembro)
Desenvolva seu Livro das Sombras. Ele é essencial para um wiccano e grava sua prática de wicca. Pode ter diversas configurações, sendo que nenhum é igual a outro. São livros bastante pessoais, e cada pessoa pode formatar o seu de acordo com suas próprias experiências. A maioria possui certos elementos, como uma página com o Rede, uma lista de descrição das deidades que o dono segue, feitiços e encantamentos, rituais, mitologia e outros elementos.
Aumente sua comunidade wiccana. Conforme praticar mais e ficar mais confortável com a wicca no seu dia a dia, pode se tornar parte de uma comunidade maior.

Nenhum comentário:

Postar um comentário