sexta-feira, 1 de janeiro de 2016

1 de janeiro

 

   Dia consagrado às deusas gregas e romanas do destino – às parcas e moiras, a deusa tríplice Morrigan, a Deusa mãe saxã Bertha, aos deuses romanos Janus e Jana e as divindades japonesas protetoras das casas e das famílias – Shichi Fukujin. Inspirando-se nestas antigas tradições e costumes crie um ritual para invocar e fixar bons influxos e energias positivas para o Ano Novo. 

O fio da vida: entre Moiras, Parcas e Nornas

Na mitologia grego-romana existiam divindades que conduziam as vidas dos mortais desde o seu nascimento até sua morte, determinando o destino de cada homem, eram as Moiras para os gregos e as Parcas dentre os romanos, desempenhavam a mesma função: tecer o fio da existência dos homens.
MOIRAS
Impessoais as Moiras são inflexíveis como o destino, encarnam uma lei que nem os mesmos deuses podem transgredir sem por em perigo a ordem e harmonia do cosmos. Eram descritas como filhas de Nix (noite), para indicar as sombras e incerteza do destino humano, ou que eram filhas de Zeus e Temis (deusa da justiça), indicando com isso a justiça de seus atos ao traçarem os destinos da humanidade, sendo que a morte vem igual para todos independente de seu status social e quando menos se espera.
Os nomes das três irmãs eram Cloto, Láquesis e Átropo, eram representadas como fiandeiras, metaforicamente teciam e quando julgavam chegar o momento cortavam o fio de oro da existência humana. As Moiras não possuíam uma lenda específica, eram o símbolo de uma concepção de mundo, meio filosófica e religiosa.
PARCAS
Em Roma as Parcas são as divindades do destino e da fatalidade, identificadas com as Moiras gregas das quais assimilaram quase todos os atributos. No foro romano as Parcas estavam representadas por três estátuas chamadas tria fata, os três destinos, e seus nomes eram Nona, Décima e Morta.
Moiras

2 comentários:

  1. Auguri per ogni sorriso che ti farà star bene, per ogni sogno che vorrai realizzare, per ogni bacio che ti scalderà il cuore. Buon anno!

    ResponderExcluir
  2. Apprezzo le tue parole e auguro tutto il meglio per voi e la vostra famiglia. Un grande abbraccio. Venite a trovarmi sempre.

    ResponderExcluir