sábado, 30 de julho de 2016

MEDITAÇÃO


A meditação não é uma prática exótica, que requer que se entoem mantras, olhe para o próprio umbigo ou adote a posição de lotus.
            Os fundamentos são simples:
            1. Sente numa posição confortável. A postura clássica é a de pernas cruzadas, no chão, sobre uma pequena almofada redonda. Caso não se sinta à vontade, há outras, como deitar-se de costas, sentar-se sobre as pernas ou numa cadeira de encosto reto.
            2. Estique a coluna. Imagine-se pendurado no teto pela cabeça;
            3. Inspire profundamente pelo nariz, de forma que o ar encha por completo os pulmões, expandindo o abdome e toda a cavidade torácica. Expire devagar pelo nariz ou pela boca, contraindo os músculos abdominais no fim da expiração, para expelir todo o ar dos pulmões.
            4. Escolha um alvo para dirigir a atenção, como, por exemplo, a chama de uma vela, uma flor ou um quadro. Ou concentre-se em sua respiração, contando cada movimento de inspiração e expiração. Inspire devagar, contando até cinco, e expire no mesmo ritmo. Se sua mente começar a divagar, conduza-a suavemente de volta à sua respiração ou alvo escolhido. Se preferir, concentre-se em uma palavra ou frase significativa - um mantra - e recite-a mentalmente em sincronia com a respiração. Por exemplo, ao inspirar, pense em "calma" e, ao expirar, pense em "sorriso". Ou mentalize uma frase religiosa ou o trecho de uma oração. Comece com dez minutos, aumentando até uma hora de meditação por dia, embora os especialistas digam que até mesmo poucos minutos trazem benefícios.
SUGESTÕES:
Livros sobre o assunto:
- Iniciação ao Yoga, do Prof. Hermógenes, Editora Record, Rio de Janeiro.
- Tudo sobre yoga, do Mestre De Rose, Editora L & PM, Porto Alegre.
- A Arte da Meditação, de Daniel Goleman, Editora Sextante, Rio de Janeiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário