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por Emil Orlik de 1916 |
É
conhecido por suas óperas, sobretudo Der Rosenkavalier e Salomé; por suas
lieder, especialmente Quatro Últimas Canções (Vier letzte Lieder); por seus poemas sinfônicos, como Till Eulenspiegels
lustige Streiche, Also Sprach Zarathustra, Morte e Transfiguração (Tod und Verklärung), Uma Sinfonia
Alpina (Eine Alpensinfonie) e grandes obras orquestrais, como Metamorphosen, geralmente
interpretada como uma meditação sobre a bestialidade da guerra - diante da
Alemanha devastada pela guerra, da destruição de Munique e de lugares muito
caros ao compositor, como a Ópera da sua cidade, onde ele atuara
como principal maestro, entre 1894 e 1896.
Em
1885 Richard Strauss tornou-se assistente do célebre regente Hans
Von Bülow em Meiningen e, um mês mais tarde, tornou-se regente titular
daquela orquestra. Foi também diretor das casas de ópera de Weimar (1889 –
1894), de Berlim (1898 – 1919) e de Viena (1919 – 1924).
Em 1923, Strauss esteve no Brasil, onde deu
memoráveis concertos no Rio de Janeiro e em São Paulo.![]() |
150 anos de nascimento |
Musicalmente,
Richard Strauss levou a atonalidade a paroxismos de histeria em Salomè e,
principalmente, em Elektra, a mais atonal das partituras do compositor. No
entanto, em Der Rosenkavalier, ele resolveu voltar atrás, misturando valsas e suaves
melodias tonais com todo o arrojo das tendências musicais
contemporâneas, e este foi mais ou menos o caminho que trilhou até o fim de sua
vida. Strauss nunca escondeu que seus compositores favoritos eram Wagner e
Mozart, e de fato encontra-se uma forte influência de ambos em sua obra, o que
não impede que ele seja uma personalidade musical única.
Poemas
sinfônicos
Aus
Italien, Op. 16 (1886)![]() |
Poster of opera Salome |
·
Don Juan Op.
20 (1888)
·
Macbeth, Op.
23 (1886-88)
·
Morte e
Transfiguração Op. 24 (1889)
·
Also sprach
Zarathustra [Assim falou Zaratustra], Op.
30 (1896)
·
Don Quixote, Op.
35 (1897)
·
Sinfonia
Doméstica Op. 53 (1903)
Uma
Sinfonia Alpina, Op. 64 (1915)
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