Magia é estar aqui!
Walter Elias "Walt" Disney
Tornou-se famoso por seu pioneirismo no ramo das animações com a Disney, tendo produzido o primeiro longa metragem de animação, Branca de Neve e os Sete Anões (1937) e pelos seus personagens de desenho animado, como Mickey e Pato Donald. Ele também é o idealizador do Parque Temático sediado nos Estados Unidos, Disneylândia e Walt Disney World Resort. Ao longo da sua vida foi um símbolo da indústria da animação e um ícone da cultura popular.
Walt Disney é a pessoa que venceu o maior número de Oscars na história, sendo 22 prêmios da Academia e 59 indicações. Também venceu sete Emmy Awards. Sr. Disney morreu de câncer de pulmão em 15 de dezembro de 1966, em Burbank, Califórnia. Ele deixou para trás um vasto legado: Uma universidade (California Institute of the Arts - CalArts), numerosos curtas, documentários e filmes produzidos durante a sua vida; e a Walt Disney Company é hoje um dos maiores conglomerados de entretenimento do mundo.
Aos 16 anos, começou a estudar arte, além de ter participado da Ordem Demolay. Como não havia atingido a maioridade, foi-lhe recusada permissão quando procurou alistar-se no Exército durante a Primeira Guerra Mundial. Conjuntamente com um amigo, decidiu então juntar-se à Cruz Vermelha. Pouco tempo depois, foi enviado para a França, onde passou um ano a dirigir ambulâncias da Cruz Vermelha.
![]() |
1968 |
Carreira:
Para superar a fase difícil e contornar os prejuízos, o amigo, Ub Iwerks criou para Walt Disney o Mickey Mouse em 1928 para competir com o sucesso do Gato Félix. O camundongo, desenhado a partir de uma série de círculos, provou ser ideal para o desenho animado e se tornaria o personagem de maior sucesso dos estúdios Disney. Nessa época, a produtora passou a ser mais bem organizada: o irmão, Roy cuidava da parte financeira, Walt produzia e dirigia, e Iwerks desenhava.
Em 1927, já se havia inventado o filme sonoro. Poucos anos depois, inventou-se o filme colorido. Disney e seus assistentes utilizaram as novas técnicas com muita imaginação.
![]() |
1937 |
De 1929 a 1939, Disney produziu uma série de desenhos chamada “Silly Simphonies” (Sinfonias Tolas), a primeira colorida. Mickey estrelava esses filmes ao lado dos novos personagens.
Em 2001, ano do centenário de nascimento de Disney, o desenho animado “Branca de Neve e os Sete Anões” foi relançado em vídeo e DVD com várias novidades, como um “making of” do desenho, um videoclipe da canção Some Day My Prince Will Come, cantada por Barbara Streisand, e um jogo. Nos Estados Unidos, particularmente na Disneyworld e em Hollywood, diversos eventos foram programados para comemorar o centenário.
Disney morreu em 15 de dezembro de 1966 em decorrência de um avançado câncer de pulmão. Seu corpo foi cremado dois dias depois, e suas cinzas foram enterradas no Forest Lawn Memorial Park, em Glendale, Califórnia.
· 1939: Oscar honorário para: Branca de Neve e os Sete Anões (1937)
"Para Branca de Neve e os Sete Anões, reconhecido como uma inovação significativa tela que tem encantado milhões e foi pioneiro de uma nova área de entretenimento grande" (o prêmio foi uma estatueta e sete estatuetas em miniatura)
· 1940: Oscar de Melhor Curta-Metragem de Animação para o Patinho Feio (1939)
· 1959: Oscar de Melhor Curta metragem em Live Action para Grand Canyon.
1969: Oscar de Melhor Curta-Metragem de Animação para: Ursinho Pooh e o dia tempestuoso.
Nenhum comentário:
Postar um comentário