sábado, 22 de março de 2025

BOLDO

Originário do Chile e do Peru foi naturalizado nas regiões montanhosas mediterrâneas e na costa oeste dos Estados Unidos. Arbusto pequeno e elegante, o Boldo do Chile é pertencente à família das Monimiaceas, atingindo altura de 6 metros. Seu cheiro lembra a cânfora e hortelã. As propriedades do boldo se tornaram mundialmente conhecidas e são muito populares na América do Sul. Estudos científicos comprovaram que a boldina, o mais importante alcalóide da planta, é um dos principais responsáveis pela eficácia das propriedades hepatoprotetoras e coleréticas do boldo.

Essa planta é raríssima no Brasil. Outras plantas também são chamadas de boldo, como o boldo-da-terra, mais facilmente encontrado no quintais, e o boldo-baiano também conhecido como falso-boldo, malva-santa, erva-de-pinguço. Menos comum ainda é o boldo chinês. Essas plantas apresentam efeitos colaterais e diferentes indicações. Confundi-las pode resultar em sérios danos à saúde.

O Boldo do Chile possui ação hepatoprotetora, aperitiva, digestiva, colerética (estimula a produção da bile do fígado) e colagoga (estimula a secreção da bile pela vesícula biliar) e fluidifica a bile. As preparações de boldo ativam a secreção salivar e gástrica.


Nenhum comentário:

Postar um comentário