quinta-feira, 18 de abril de 2019

Mundo Wiccano

Outromundo Wiccaniano é chamado de País de Verão.
No entanto cada Tradição possui nomes e conceitos diferentes para se referir a este mundo. Todas as diferentes Tradições da Wicca acreditam em um Outro mundo, mas onde ele é e como ele é, tem sido amplamente discutido no meio Pagão há muito.
A primeira coisa a ser compreendida é que o País de Verão está em todo lugar, dentro de nós e ao nosso redor. Muitas são as lendas que falam sobre as aventuras de um povo ou de nossos ancestrais ao Outromundo e elas se tornaram uma fonte inspiradora e um guia para as futuras gerações compreenderem "aquilo que não pode ser visto". A lenda irlandesa de Donn, que é considerado o primeiro homem a morrer na Irlanda que acabou por ser deificado como o Deus da Morte, é um bom exemplo disso. 
O Outro Mundo e os reinos do espírito estão conosco sempre. Vivemos como parte deles e eles de nós. Os portais para estes mundo estão no centro do ser. É através dele que podemos viajar aos muitos reinos do Outromundo que recebem variados nomes dependendo da Tradição. Não existe unanimidade de conceitos e termos, por isso País de verão, ou Summerland como é chamado em inglês, não é único, só um deles. Tir fo Thonn, Tir na Bea, Tirtain giri, Tir nan Og e Tir na Moe são mais algumas dos incontáveis nomes que o Outromundo recebe.
Não podemos esquecer que somos divididos em mente, corpo e espírito e o espírito existe em tudo e cria seu próprio mundo. O reino onde a morte viaja é o seu próprio reino, criado por suas crenças e convicções desenvolvidas ao longo de nossa existência.
O Outromundo é então um local entre os mundos e é somente uma realidade não física.
Não só cada Tradição possui sua crença de Outromundo, mas cada religião também. O que talvez distingue a Wicca é que em nossa noção de Outromundo não há céu, inferno, purgatório, nem lugar de terror e condenação. Se tudo o que fazemos nesta encarnação a nós retornará invariavelmente na mesma vida, não há "pecados", faltas ou erros a serem pagos. Sendo assim, o Outromundo Wiccaniano é um lugar de paz, harmonia onde vamos restaurar nossas energias para uma encarnação futura.
Alguns Bruxos, por exemplo, acreditam que um dia retornaremos para a fonte primordial de energia da qual viemos, a Deusa, que possui em si poderes criativos e destrutivos. Todos somos parte do Divino e para a mesma fonte retornaremos no momento da morte para sermos criados novamente e nos tornarmos plenos para um dia renascer. Como esta fonte primordial vai se apresentar ao nosso espírito após a morte, depende da Cosmovisão na qual acredito. Alguns Bruxos acreditam no País de Verão, outros em Amenti, Emania, que retornaremos ao útero da Deusa e por ai vai...
Provavelmente a noção do País de Verão, compartilhada por muitos Wiccanianos, está fundamentada no reino celta de Tir Nan Og, que é lugar para onde os mortos viajam caminhando em direção as águas do Oeste. Ele não é só um local de descanso e repouso. Lá tudo existe em abundância e este reino é habitado por todas as criaturas dos mitos e das lendas e por aqueles que partiram antes de nós.
Wiccanianos não se reportam somente a mitologia celta, pois absorveram conceitos religiosos de sumerianos, egípcios, anglo saxões e muitos outros.
Sendo assim, podemos verificar que a noção de Outro mundo como um lugar de verão eterno não é somente celta. Em diversos mitos gregos, por exemplo, vemos menção a um lugar conhecido como Hiperbórea, a terra dos hiperbóreos. Este reino é descrito pelos poetas como um lugar que é sempre aquecido e ensolarado, onde Apollo é continuamente venerado com dança e música. Em Hiperbórea não há doença, velhice ou discórdia. Este reino paradisíaco é amplamente descrito nos escritos de Pindar, Bacchlydes, Herodotus, Diodorus, Siculus e Pausinias. Eles relatam que Hiperbórea se localiza além do vento norte que é a região de Boreas, que envia seu sopro gelado. Isto simboliza que Hiperbórea é sempre aquecida e ensolarada por que está além do alcance do Deus do vento norte.




Podemos ver assim que não só o conceito de Tir Nan Nog, mas também o de Hiperbórea, pode ter influenciado os Wiccanianos para o entendimento do Outro mundo. Muitas outras teorias também são possíveis que tornariam este pequeno capítulo em um livro inteiro.
O importante é ter em mente que o País de Verão e o seu conceito será diferente para diferentes pessoas que viajarem para lá quando morrerem. Não há uma única visão sobre este lugar. 
O País de verão pode ser diferentes coisas para diferentes pessoas e também estar em diferentes lugares dependendo de nossas crenças pessoais.
O confortador é saber que ao desencarnamos um lugar paradisíaco, sem castigos ou expiações, estará nos aguardando e que nele poderemos restaurar as nossas energias para novamente renascer, num ciclo ininterrupto de nascimento, vida, morte e renovação.

Oração a Grande Mãe
Grande Mãe! Meu sustento, minha vida.
Cuide do meu olhar, do meu falar, do meu pensar.
Não me permita desanimar e desistir das lutas diárias.
Não me deixe cair machucada pelas mágoas e rancores;
Fortaleça-me a cada dia para lutar e conseguir o que desejo,
traga-me paz e alegrias que somente um coração puro pode sentir;
Preciso de ti, e invoco o teu poder neste instante!
Serei tua face, tua luz.
Que assim seja, e assim se faça!

Oração de afirmação
Peço, atraio e consigo
Toda prosperidade que a mim é destinada
Toda a paz e harmonia que mereço
Toda a saúde abençoada

Peço, atraio e consigo
Toda a magia e poder
Todos os frutos da árvore da vida
Tudo aquilo que eu sempre crer

Peço, atraio e consigo
Toda força para vencer
Toda coragem para enfrentar
Toda sabedoria para crescer

Que assim seja, e assim se faça.
 

Deusa que o tudo provém, Deusa que o tudo voltará.
Deusa que vive na água, que enche as florestas de vida e que também vive em mim, humilde e consciente de minhas limitações.
Peço sua ajuda, sua proteção e sua luz, para que eu consiga aprender teus ensinamentos e possa ajudar a todos os que precisarem. Ajude-me e clareie minha mente, para que eu possa absorver toda a sabedoria e possa transmitir a todos os que precisarem dela.
Ajude-me com pessoas e espíritos de bondade, sabedoria e luz, pois todo bom ensinamento é uma boa semente que dará frutos sadios, não faltando mais alegria e saúde física e mental para mim.
Que a força do Leão seja também minha força, para que eu nunca caia diante das dificuldades, que a clareza da água seja também a clareza da minha alma, para que nenhum mal possa morar dentro de mim e nem possa perpetuar,
Que a tranquilidade das florestas, cheias de teu espírito mágico, seja também minha tranquilidade mental, pois o caminho é árduo e minhas falhas me desviam das minhas obrigações.
Que a luz do sol seja também minha luz, para que eu possa ajudar a iluminar outros seres que também me iluminam no meu caminho.
Invoco tua proteção física e espiritual para a minha família, amigos e para mim, que eu seja um instrumento de paz, de sabedoria e de amor, neutralizando, dissipando e afastando de uma vez por todas, toda energia ruim e todo mal que estiver por perto.
Minha alma agradece e reverencia tua paciência.
Oh Deusa querida, como uma bruxa errante, solitária, mas que deseja aprender a sentir teu amor e proteção em mim.
Assim seja, assim está feito.

Nenhum comentário:

Postar um comentário