quinta-feira, 18 de abril de 2019

Camélia

Conhecida por estar na letra de uma marchinha de Carnaval de sucesso, título de romance que virou obra-prima da literatura francesa e considerada flor símbolo do movimento abolicionista brasileiro, a camélia (Camellia japonica) é planta que embeleza jardins em diversos países. Pelo mundo, estima-se que existam mais de 30 mil cultivares representando a exuberância da cultura.
Perene e frondosa, a árvore de camélia pode compor alamedas, bordaduras de jardins, praças e parques, acompanhar muros e paredes e ser cultivada em maciços. Procurada para integrar projetos paisagísticos de residências e estabelecimentos públicos e privados, a espécie arbustiva tem na venda de mudas um comércio que pode aumentar o rendimento mensal do produtor.
A camélia reúne características que favorecem o pequeno agricultor interessado em ingressar no crescente segmento da floricultura. Uma vez estabelecida, a planta é muito resistente e demanda poucos cuidados com manutenção. Mas é importante ressaltar que, por ser sensível a temperaturas elevadas, não tem bom desenvolvimento em todo o território nacional.
 A camélia branca significa virtude despretensiosa, beleza perfeita. A camélia rosada representa a grandeza da alma, e a vermelha o reconhecimento. Também deve ser usada em rituais que envolvam filhos e amores perdidos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário