sexta-feira, 25 de dezembro de 2020

Humphrey Bogart


Eleito pelo American Film Institute como a maior estrela masculina do cinema norte-americano de todos os tempos.

Conhecido pelo público como Harry, Bogie ou Bogey (preferia ser chamado de Bogie), é considerado um dos grandes mitos do cinema e ganhou o Oscar de melhor ator de 1951 por seu papel em Uma Aventura na África. Morreu em 1957 vítima de câncer.

Dentre seus filmes de maior sucesso estão Relíquia Macabra, O Tesouro de Sierra Madre e Casablanca.

Em 1996, foi eleito como a maior estrela do cinema mundial pela Entertainment Weekly.

 

Por ter nascido no Natal de 1899, Bogie foi batizado como "o homem do século passado". Bogart se alistou na Marinha para combater na Primeira Guerra Mundial. Em 1918, o barco onde estava foi atacado por submarinos e um fragmento de madeira rasgou sua boca, afetando sua maneira de falar para o resto da vida.


Durante as filmagens de Uma Aventura na Martinica em 1944, Bogart conheceu aquela que seria sua quarta esposa e a que lhe traria o casamento mais feliz, a jovem atriz Lauren Bacall, ou Baby (como a chamava por ser 25 anos mais nova). Eles se casaram em 1945 e fizeram no ano seguinte o filme The Big Sleep já como marido e mulher.

Bogart bebia e fumava muito e teve câncer no esôfago. Em 1956, fez uma cirurgia para retirar o esôfago e dois linfonodos, porém o câncer continuou se espalhando, fato que o levou à morte no dia 14 de janeiro de 1957. Encontra-se sepultado no Forest Lawn Memorial Park (Glendale), Los Angels, nos Estados Unidos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário