sábado, 25 de março de 2017

Terra da Luz


Embora a data oficial seja 25 de março de 1884, alguns historiadores consideram que o evento ocorreu no dia 01 de janeiro de 1883, em frente à igreja Matriz, na Vila do Acarape, atual município de Redenção, em um ato marcado pela entrega das cartas de alforria às 116 pessoas escravizadas ali existentes, na presença de José do Patrocínio e de outros abolicionistas.
Após 130 anos do fim da escravidão, esse tema ainda gera polêmicas e discussões. Pesquisas acadêmicas no âmbito da História, da Antropologia e da Sociologia, realizadas nos últimos 20 anos, propõem um olhar mais crítico sobre a abolição, em especial, na perspectiva de resgatar o protagonismo dos próprios africanos escravizados na luta pela libertação.
Diante da relevância deste fato para a cidade de Redenção e para o estado do Ceará como um todo, a Data Magna contribui para o debate sobre este momento histórico, buscando compreender a atual configuração social do país. Por conta da abolição pioneira, o estado do Ceará ficou conhecido como “Terra da Luz”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário