quarta-feira, 16 de outubro de 2019

Saint Hedwig

Edviges da Silésia ou Edviges de Andechs (Andechs, 1174 - Trzebnica, 15 de outubro de 1243) é uma santa da Igreja Católica. Na Polônia, é conhecida como Jadwiga Śląska.
Depois da morte do marido e dos filhos, passou a residir no mosteiro onde sua filha era abadessa e dedicou-se a ajudar os carentes. Com seu próprio dinheiro, construiu hospitais, escolas, igrejas e conventos. Ganhou fama de protetora dos endividados por ajudar detentos da região, presos por não terem recursos para pagar suas dívidas. Foi proclamada santa pela Igreja Católica em 1267.
O dia 16 de outubro é dedicado a Santa Edviges, popularmente conhecida como protetora dos pobres e endividados.
O seu bem maior era o amor total a Deus e ao próximo.
Aos 12 anos, casou-se com Henrique I, o Barbudo, príncipe da Silésia (um dos principados da Polônia medieval e atual região administrativa da Polônia), com quem teve seis filhos, sendo que dois deles morreram precocemente. Culta, inteligente e esposa dedicada, ela cuidou da formação religiosa dos filhos e do marido.
Submetia-se ao sacrifício de jejuns diários, limitando-se a comer alguns legumes secos nos domingos, terças, quintas e sábado. Nas quartas e sextas-feiras somente pão e água. Isto sempre em quantidade limitada, somente para atender as necessidades do corpo.
Edviges levou por toda a vida uma forte influência deste período de educação. Uma de suas mestras, chamada Petrissa, foi nomeada por Edviges, vinte anos depois, abadessa do mosteiro de Trzebnica.
Em Kitzingen esteve também a irmã mais nova de Edviges, de nome Mechtilde, chegando a ser Priora (uma das superioras do convento). E neste mosteiro existe, conforme os registros datados de 1522, as relíquias de Santa Edviges, padroeira da Silésia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário