segunda-feira, 12 de outubro de 2020

Fernando Tavares Sabino

 

Ele foi um escritor, jornalista e editor brasileiro.  Esportista, nadador do Minas Tênis Clube, bateu diversos recordes de nado de costas, sua especialidade, tornando-se campeão sul-americano dessa modalidade em 1939. No mesmo ano, ganhou o segundo lugar na Maratona Nacional de Português e Gramática Histórica, empatado com Hélio pellegrino.

O primeiro livro de contos, Os grilos não cantam mais, foi publicado em 1941, no Rio de Janeiro, quando o autor tinha apenas dezoito anos, sendo que alguns contos do livro foram escritos quando Sabino tinha apenas quatorze anos. Nesse período, conheceu e passou a conviver com Marques Rebêlo, Guilhermino César e João Etienne Filho. Formava, com Hélio Pellegrino, Otto Lara Resende e Paulo Mendes Campos, um grupo literário, apelidado por Etienne, de Grupo dos Vintanistas devido ao fato de todos estarem na casa dos vinte anos. Esse grupo discutia literatura e fazia passeios boêmios pelas noites de Belo Horizonte. Suas histórias serviram de inspiração para a premiada obra O Encontro Marcado. Nesse período, Sabino publica contos e artigos pelas revistas Mensagem, Alterosa e Belo Horizonte.

O encontro marcado, uma de suas obras mais conhecidas, foi lançada em 1956. Sabino decidiu, então (1957), viver exclusivamente como escritor e jornalista. Iniciou uma produção diária de crônicas para o Jornal do Brasil, escrevendo mensalmente também para a Revista Senhor.

Em 1973 funda a Bem-te-vi Filmes, com David Neves, por meio da qual produz uma série de curtas-metragens com escritores brasileiros. Realiza, na década de 1970, uma série de viagens ao exterior documentando eventos.

O escritor possui sete filhos, sendo Verônica Sabino (Cantora) uma de suas filhas.

Fernando Sabino faleceu, em 2004, em sua casa em Ipanema (zona sul no Rio de Janeiro), vítima de câncer no fígado, às vésperas do 81º aniversário. Foi sepultado no Rio, no Cemitério São João Batista. Seu epitáfio, escrito a seu pedido, é o seguinte: "Aqui jaz Fernando Sabino, que nasceu homem e morreu menino!".

No ano de 2005, por iniciativa da família de Sabino, foi fundado o Instituto Fernando Sabino, que se dedica a incentivar a prática da leitura a partir da obra do escritor mineiro.

No ano de 2006, comemorou-se os 50 anos de publicação da obra Encontro Marcado com edição especial comemorativa publicada pela Editora Record.

 Martini Seco

Neste romance policial, publicado inicialmente em 1987, Fernando Sabino constrói um enredo de forma bem-humorada. O livro gira em torno de uma misteriosa morte dentro de um bar. “Um homem e uma mulher entraram no bar, sentaram-se e pediram um martini seco”, diz um dos trechos da obra.

2 comentários:

  1. Olá, Suzy!

    Tudo bem? Espero que sim.

    Um texto interessante e bibliográfico sobre este escritor já falecido e que eu desconhecia. Obrigada pelas informações.

    Tenho novo post lá no blog. Apareça, tá? Não encontro você na blogosfera. Falta de tempo? Todo o mundo gosta de receber comentários, não é querida? Eu dou sempre mais do que recebo, mas não tenho pena.

    Beijos e boa semana.

    ResponderExcluir
  2. olá amiga, obrigada por suas palavras. você é muito especial pra mim. um abraço. vou visitar mais o seu blog maravilhoso, eu prometo.

    ResponderExcluir