domingo, 3 de outubro de 2021

3 de outubro de 1804

Nascia em Lyon, na França, Hippolyte Léon Denizard Rivail.  Sob o pseudônimo de Allan Kardec se destacou como o codificador da Doutrina Espírita. Realizou a tarefa missionária de codificar, isto é, apresentar em livros, metódica, didática e logicamente organizados, comentados e explicados, os postulados da Doutrina Espírita.

Kardec estudou na escola de Pestalozzi, na Suíça, tornou-se educador e entusiasta do ensino, sendo várias vezes convidado por  Pestalozzi para assumir a direção da escola, em sua ausência. Durante 30 anos dedicou-se inteiramente ao ensino e foi autor de várias obras didáticas, que em muito contribuíram para o progresso de educação, naquela época.

De 1855 a 1869, consagrou sua existência ao Espiritismo; sob a assistência dos Espíritos Superiores, representados pelo Espírito da Verdade, estabelece as bases da Codificação Espírita, em seu tríplice aspecto: Filosófico, Científico e Religioso.

Além das obras básicas da Codificação:

  • O Livro dos Espíritos;
  • O Livro dos Médiuns;
  • O Evangelho Segundo o Espiritismo;
  • O Céu e o Inferno;
  • A Gênese
          Denominado “o bom senso encarnado” pelo célebre astrônomo Camille Flammarion, Allan Kardec desencarnou aos 65 anos, a 31 de março de 1869.

Nenhum comentário:

Postar um comentário