domingo, 10 de julho de 2022

Hoje seria o aniversário de...

   Nikola Tesla foi um importante cientista servio-croata que realizou descobertas muito importantes na área da eletricidade e foi um inventor, engenheiro eletrotécnico e engenheiro mecânico sérvio mais conhecido por suas contribuições ao projeto do moderno sistema de fornecimento de eletricidade em corrente alternada (CA).

   Nascido e criado no Império Austríaco, Tesla estudou engenharia e física na década de 1870 sem se formar, e ganhou experiência prática no início da década de 1880 trabalhando em telefonia e na Continental Edison, na nova indústria de energia elétrica. Em 1884, emigrou para os Estados Unidos e se naturalizou cidadão americano. Ele trabalhou por um curto período na Edison Machine Works, em Nova Iorque, antes de começar por conta própria. Com a ajuda de parceiros para financiar e comercializar suas ideias, Tesla montou laboratórios e empresas em Nova Iorque para desenvolver uma variedade de dispositivos elétricos e mecânicos. Seu motor de indução e corrente alternada e patentes relacionadas ao sistema polifásico, licenciadas pela Westinghouse Electric em 1888, lhe renderam uma quantia considerável de dinheiro e se tornaram a pedra angular do sistema polifásico que a empresa acabou comercializando.

Tentando desenvolver invenções que pudesse patentear e comercializar, Tesla conduziu uma série de experimentos com osciladores/geradores mecânicos, tubos de descarga elétrica e radiografia. Ele também construiu um barco de controle remoto, um dos primeiros já exibidos. Tesla tornou-se conhecido como inventor e demonstrou suas realizações para celebridades e patronos ricos em seu laboratório, e destacou-se por seu talento em palestras públicas. Durante a década de 1890, Tesla seguiu suas ideias para iluminação sem fio e distribuição mundial de energia elétrica sem fio em seus experimentos de alta tensão e alta frequência em Nova Iorque e Colorado Springs. Em 1893, ele fez pronunciamentos sobre a possibilidade de comunicação sem fio com seus dispositivos. Tesla tentou colocar essas ideias em uso prático em seu projeto inacabado da Wardenclyffe Tower, uma transmissora sem fio intercontinental de comunicações e energia, mas ficou sem dinheiro antes que pudesse concluí-lo.

Em 1926, Tesla deu uma entrevista à revista Colliers, em que falou sobre uma "tecnologia de bolso" quando ninguém imaginava algo do tipo. Essa tecnologia, no vislumbre do cientista, seria capaz de transmitir músicas, vídeos e fotos para todo o mundo, sendo que "poderíamos presenciar e escutar eventos como se estivéssemos neles", em suas palavras, já imaginando os streamings.
O lançamento do filme biográfico sobre Tesla (Tesla, com Ethan Hawke, de 2020) oferece uma ocasião oportuna de revisar a vida de um homem que veio do nada, mas se tornou mundialmente famoso; afirmava ser dedicado exclusivamente à descoberta, mas apreciava o papel de showman; atraiu a atenção de muitas mulheres, mas nunca se casou; e gerou ideias que transformaram a vida diária e criaram fortunas múltiplas, mas morreu quase sem um tostão.

Hoje, o nome Tesla está em circulação. O aeroporto de Belgrado (Sérvia) leva seu nome, assim como o carro elétrico mais conhecido do mundo, e a força do campo magnético dos aparelhos de ressonância magnética é medida em teslas.

Tesla era um Prometeu da vida real: o titã grego mítico que invadiu o céu para levar fogo à humanidade, mas como punição foi acorrentado a uma rocha onde a cada dia uma águia comia seu fígado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário