sexta-feira, 30 de agosto de 2013

Dicas

DO "BLOG ANDARILHO"
Fique esperto!

            Viajar para descansar é conhecer lugares; culturas, baixar a guarda para as exigências do cotidiano. É por isso que o turista acaba se tornando um alvo fácil para os mal-intencionados.
            Não pense que por visitar países ditos de primeiro mundo, você vai ficar livre de taxistas trapaceiros ou outros golpes os quais estamos acostumados a ver.
            Previna-se contra situações indesejáveis e que podem estragar a sua viagem.
            Ser parado por um falso policial é um deles. Geralmente, se aproximam, pedem seus documentos e apontam irregularidades que não existem ou não cometeu para cobrar, na hora, uma multa bastante alta. Caso isso aconteça, cheque a identificação do policial e chame a verdadeira polícia se tiver dúvidas.
            Gosta de tomar uma bebidinha? Pois saiba que poderá ser alvo do golpe do bar. Sobretudo, homens. O viajante é abordado por moradoras locais que o convidam para um desses estabelecimentos. Depois de alguns drinks, elas vão embora e deixam a conta para ele pagar.
            Alguém lhe oferece algo dizendo que é de graça! Desconfie! Não aceite o "presente". Depois, quem lhe ofereceu, se recusa a receber de volta, esperando que você pegue pelo que pegou.
            E aquela trombada que você sofreu no meio da rua ou em um ônibus e metrô lotados? Infelizmente, não foi acidente. Nessa hora, o celular e outros objetos também podem ter sido roubados.
            Encontrar gente fantasiada na rua oferecendo-se para tirar foto merece cuidado. Antes de posar, pergunte quanto custa. Dificilmente, sairá de graça. Então, é melhor ficar esperto. Para piorar, ainda pode haver um comparsa que tira a foto e ainda não devolve a câmera.
            Tem o golpe da pulseira! Alguém se aproxima falando sobre as atrações turísticas e, de repente, amarra este adorno em seu braço. Se você não quiser pagar, o golpista grita lhe acusando de roubar a pulseira.
            Cuidado ainda com desconhecidos que se oferecem para levar você a lojas onde os preços são bons demais para ser verdade. Os produtos podem ser falsos e lá se vai seu dinheiro em algo que não vale nada.
            Com relação aos taxistas, um dos golpes mais frequentes é dizer que o hotel, restaurante ou bar escolhido pelo turista está fechado, e que conhece outro melhor. Utilize-se somente de táxis credenciados, se possível combine um valor prévio e, antes de ir a qualquer lugar, certifique-se de que o mesmo está aberto.

<><><><><><><><><><><><><><><><><><><><><><><><><><><><><><><><><><><><>< 

Nenhum comentário:

Postar um comentário