quarta-feira, 14 de agosto de 2013

Minha Cidade



As artes cênicas do Ceará entram em período de celebração pelo centenário do Theatro José de Alencar – TJA. Ao longo do mês de junho 117 grupos irão se apresentar no Theatro e na Praça José de Alencar. A grande festa, no entanto, está marcada para o dia 17 de junho, quando nascia em Fortaleza, em 1910, o TJA. A ocupação começa às 8h, com um grande festejo popular, formado por 60 coletivos, entre eles bandas de música, circo, bois, quadrilhas juninas, atores e grupos de teatro. O espaço cultural já teve usos e ocupações das mais distintas: uma escola livre de artes cênicas, um ponto de encontro da cidade, um jardim público, um lugar de conferências, convenções de partido político, moradia, cenário de casamento, quermesse e bailes de carnaval. Hoje, é um grande teatro que coloca a cidade na rota de solistas e companhias internacionais.



CEART
O espaço que já foi palácio de um milionário, foi demolido e se transformou em uma praça conhecida por ter um espaço para artesãos, lá funciona a Ceart, um centro de artesanato que vende peças bem regionais.
Local: Praça Luíza Távora 
Av. Santos Dumont, 1589
Tel:             (85) 3101-1652

O Rio Cocó tem sua nascente na vertente oriental da Serra da Aratanha, no município de Pacatuba. Tem a Foz na região do Caça e Pesca, no Litoral Leste de Fortaleza. Tem 29 afluentes na margem direita e 16 na esquerda, além de 15 açudes e 36 lagoas.
  • Todo domingo, passeios de 20 minutos
  • Adulto: R$ 4,00
  • Crianças: R$ 2,00


EMCETUR
A Antiga Cadeia Pública localiza-se na Rua Senador Pompeu. É um edifício de meados do século XIX que se converteu no Centro do Turismo da Cidade, se de do Museu de Arte Popular e do Museu da Mineralogia, entre outras coisas. O prédio de linhas neo-clássicas foi reformado e passou então a funcionar como Centro de Turismo de Fortaleza, tornando-se sede da Emcetur - Empresa Cearense de Turismo. Além de receber turistas e fornecer informações locais para os viajantes, o centro também abriga o comércio de artesanatos e produtos típicos do local.


Catedral Metropolitana de Fortaleza (ou Catedral Metropolitana de São José) foi inaugurada em 1978, após 40 anos de construção. Possui torres com até 75m de altura e capacidade 5000 pessoas.


O arquiteto francês George Maunier assinou o projeto, possui elementos góticos e românicos e com referências à Catedral de Colônia na Alemanha e muito semelhante a Catedral de Chartres na França.


Não deixe de fazer uma visita ao Mercado Central, no Centro da cidade. Ali você vai entrar em contato com os produtos regionais do Ceará, como o doce de buriti, o tijolo de buriti (parece uma rapadura), castanhas de caju, farinhas, tapioca, cachaças e doces diversos. E o artesanato em palha de buriti e carnaúba, como porta pratos, cestas de pães, prendedores de guardanapos e jogos americanos.


O Museu do Ceará foi criado em 1932 e, desde 1990, funciona no Palacete Senador Alencar. O prédio foi concluído em 1871 para sediar a Assembleia Provincial na época do Brasil imperial. Em 1973 foi tombado pelo Iphan."

Nenhum comentário:

Postar um comentário