sexta-feira, 30 de agosto de 2013

O segredo do amor...

O valor do afeto
O equilíbrio na vida afetiva influencia diretamente na qualidade de vida. Tanto que os médicos já estão incluindo o amor, se não nos receituários, pelo menos nas conversas com seus pacientes.
Os argumentos são de que todo o sistema imunológico reage melhor se nos cercamos de afeto. Vale amor de pai, mãe, irmão, amigo, de parceiro ou parceira.
Amar faz bem à alma e o corpo agradece o cuidado. "Pessoas que estão de bem com a vida estão menos propensas a infecções, respondem melhor a tratamentos, têm melhor postura diante de problemas de saúde mesmo os corriqueiros, são mais otimistas", ressalta o clínico geral Gustavo Paiva.
Os benefícios do amor, inclusive para o coração, são comprovados cientificamente. "Pessoas com um bom relacionamento social, que tem um parceiro(a), não vivem sozinhas, tem menos chance de adoecer", reforça o cardiologista Daniel França Vasconcelos.
"É difícil amar alguém sem estar de bem consigo mesmo. E essa é uma prova de que o lado emocional está bem resolvido, o que já é um grande passo para o equilíbrio imunológico", diz Gustavo Paiva.
Assim como a presença do amor faz bem, a falta dele acarreta danos. "A depressão também é muito comum em pessoas que não trocam sentimentos positivos e vivem sozinhas. Já o amor não correspondido, por exemplo, pode trazer grandes tristezas, mágoas, rancores e prejudicar a saúde, causando, futuramente, um câncer ou problemas cardíacos", afirma o cardiologista.
Contra as dores do amor não há remédio, por isso, o ideal é aproveitar o lado positivo do sentimento. "O importante é ser feliz e saber usufruir o aspecto positivo do amor no sentido pleno da vida", diz Daniel França.
A receita de Gustavo Paiva prega o equlíbrio. "Cada um tem uma forma singular de lidar com sentimentos. Hoje, a correria é grande, as pessoas são levadas pela vida e isso é muito ruim. É preciso cuidar dos vários aspectos que nos tornam humanos: o espiritual, o físico, o intelectual, o afetivo. É preciso equilibrar todos eles para viver da melhor maneira". Conselho de médico.

Fonte: maisde50.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário