sábado, 22 de março de 2014

(parte 1)



 A história da grande corrida pela vida
- Augusto Cury -

            Um dia você foi qualificado para entrar na maior corrida de todos os tempos. Eram milhões de concorrentes. Quase todos tinham o mesmo potencial para vencer e só um venceria. Você era um deles. Analise quais seriam as suas chances. Zero vírgula, zero, zero. Você nunca foi tão próximo do zero.
            Nunca o fracasso bateu tão perto de suas portas. Porém não podia perder essa corrida, caso contrário, perderia o maior prêmio da história, a vida. Nesse caso, outra pessoa estaria aí sentada; outro ser estaria ocupando seu lugar no palco da existência.
            Eram milhões de espermatozóides para fecundar apenas um óvulo e ter o direito de formar uma vida. E você estava lá como o mais teimoso ser da história acreditando que poderia vencer. Naquela época você sonhava sonhos quase impossíveis.
            Se outro espermatozóide tivesse fecundado o óvulo, outra pessoa, e não você, teria sido formada. Você estaria banido para sempre das páginas da vida.
            Você era pequeníssimo: milhares de vezes menor que um grão de areia. Era pequeno e incompleto, mas sua capacidade de luta pela vida era espantosa. Seu programa genético determinou que você não poderia morrer, que precisaria fecundar o óvulo no útero da sua mãe. Só assim seria um ser completo. Ansioso, você partiu para o alvo.
            Era o maior concurso da história. Era incomparavelmente mais difícil do que superar hoje um infarto, uma crise familiar ou uma crise financeira. Não  se desespere ante as crises atuais.
            Se você se sente inferior porque não conquistou nada de grandioso, saiba que você é o mais injusto dos homens. Injusto consigo mesmo, pois você venceu o mais difícil concurso da história e não o valoriza. Jamais se sinta inferior e menos capaz do que qualquer ser humano.
            Se você é uma pessoa famosa ou vive no anonimato, isso é pequeno em relação ao espetáculo da vida que você conquistou. Sinta a vida pulsando em bilhões de células do seu corpo e vibrando no cerne de sua alma.
            Na lógica da vida, dividir é aumentar. Dividir as células aumenta a vida. Dividir a emoção multiplica a felicidade. Siga sempre a lógica da vida. Você fecundou o óvulo, dividiu-se milhões de vezes e se tornou um ser inteligente.
            Muitos não participariam de um concurso com milhões de concorrentes por medo de ser derrotados. Sabe o que você pensou na grande corrida da vida? Nada! Você ainda não pensava. Se pensasse, talvez tivesse desistido. O passo mais importante da vida foi dado na ausência de ideias.
            O Criador, Deus, colocou-o nesta grande corrida. E você agradeceu-O correndo, nadando, movendo-se e lutando pelo direito de viver. Agradeceu-O não olhando para trás, não ficando inerte diante dos problemas, não reclamando dos obstáculos. Você era um especialista em viver.
            Toda vez que pensamos num obstáculo e o consideramos intransponível, ele nos paralisa. Ficamos engessados pelo medo. Pensar excessivamente nas dificuldades que atravessamos trava a inteligência e rouba a esperança.
            Muitos executivos mutilam-se por pensar demais. Muitos jovens têm baixa concentração e são irritadiços porque não descansam suas mentes.
            Os que pensam excessivamente desgastam-se muito e, algumas vezes, caem nas raias da omissão. Ninguém pode acalmar as águas da emoção se não aprender a controlar a agitação dos seus pensamentos.
            Ser feliz pode ter se tornado hoje uma miragem para você. Talvez você não saiba mais o que é ser espontâneo, livre e solto. Talvez você tenha desaprendido a ser alegre e simples e nem saiba mais fazer coisas fora de sua agenda, ainda que seja um jovem. Você pode reverter esse quadro. Lembre-se de que, sob a observação soberana do autor da existência, você venceu todas as barreiras que o impediam de viver. Agora é hora de você aprender a navegar nas águas da emoção.
            Nunca devemos nos esquecer de que devemos e podemos gerenciar as ideias que nos perturbam silenciosamente. Se você não as controla, elas aprisionam sua emoção.
            Nunca se sinta um coitado diante dos seus problemas, caso contrário, eles se tornam um "monstro." Seja um agente modificador de sua história. Creia na vida, reacenda as chamas da esperança e se disponha a intervir no palco da sua mente.
            Sábio não é o que nunca erra, mas o que usa seus erros para crescer.
           
            Técnicas de treinamento do gerenciamento dos pensamentos e das emoções:
- Duvide do conteúdo de todas as ideias e de todos os pensamentos que debelam sua saúde psíquica. Duvide da sua incapacidade de superar conflitos, seus fracassos, sua insegurança. Duvide de sua incapacidade de ser feliz.
- A dúvida esvazia a ditadura das derrotas, das angústias, da depressão. Devemos assumir com honestidade nossas fragilidades e conflitos, mas não devemos nos deixar controlar por elas. Retire o medo do trono da sua mente e substitua-o pela esperança.
- Não duvide do valor da vida, da paz, do amor, do prazer de viver, enfim, de tudo que faz a vida florescer. Mas duvide de tudo que a compromete. Use a dúvida como ferramenta para fazer uma higiene no delicado palco da sua mente com o mesmo empenho com que você faz higiene bucal.

            - O "eu" representa a vontade consciente. Resgatar a liderança do eu é gerenciar a produção dos pensamentos. O "eu" precisa deixar de ser tímido e submisso diante dos pensamentos. Critique diariamente os pensamentos negativos. Confronte com as ideias que o paralisam e o desanimam. Discorde frontalmente de todos os pensamentos e fantasias que o amedrontam, entristecem. Gerencie seus pensamentos.
            - Não seja passivo diante das suas dores, determine o que você quer sentir. Não peça licença para ser feliz. Determine ser tranquilo, sereno, alegre. A emoção aprecia uma ordem, mas domina pessoas passivas. Ela dá sentido à vida porque é uma energia incontrolável. Mas não a deixe ser muito ingênua. Nossa emoção não é obrigada a viver o conteúdo dos pensamentos negativos e das fantasias destrutivas.
            Jamais se esqueça de que há uma força dentro de você que está desativada ou mal usada.
            Talvez você se surpreenda com a força que está escondida atrás da sua fragilidade. O Autor da vida criou no cerne da alma humana mecanismos que o homem desconhece ou não sabe usar. O maior risco do homem é ser vítima do cárcere da emoção.
            Repense o fundamento das ideias que você nunca teve coragem de contar, mas que assalta sua tranquilidade. Saiba que os piores transtornos de nossas vidas não vêm de fora para dentro, mas de dentro para fora.
            Tome todas as decisões que o façam ser feliz.
            Se você aprendeu a extrair muito do pouco, está preparado para ter muito. Se não aprendeu essa lição, seu muito será sempre pouco. Você será sempre vítima da ciranda da insatisfação.

            Cada ser humano é um mundo de mistérios. Nunca pense que você é um ser comum e sem importância. Os fenômenos psicológicos são mais complexos do que físicos.
            Quem é governado pela razão é calculista e insensível, quem é governado pela emoção é hipersensível. As duas situações adoecem a alma humana.
            Não há ninguém que não pense tolices. Alguns têm muitos motivos para ser felizes, mas os pensamentos que produzem roubam-lhes a paz. Você pode pensar sem sentir, mas não sente sem pensar.
            Cuide do que você pensa e estará cuidando do presente e futuro de sua emoção.
            Alguns quere riscar do mapa o domingo à tarde, pois têm necessidade de movimento, de ver gente.
            Precisamos garimpar prazer nos pequenos estímulos do ambiente que nos cerca. Você pensa que conhece as pessoas com quem trabalha e convive, mas não conhece nem a sala de visitas de sua personalidade.
            Há sempre algo novo dentro da mesmice e belo dentro da rotina. Aqueles que olham os lírios dos campos dessa maneira sempre considerarão sua beleza mais sublime do que as vestes de um grande rei, como o fez o mestre da emoção, Jesus Cristo.
            O homem do terceiro milênio tem mais conhecimento e menos alegria.
Treine a sua emoção:
- Contemple o belo nos pequenos eventos da vida.
- Tenha sempre atividades fora da sua agenda pelo menos uma vez por semana.
- Treine dez minutos por dia contemplar a anatomia das flores, gastar tempo vendo o brilho das estrelas.
- Irrigue o palco da mente com pensamentos agradáveis.
- Treine trazer à sua memória aquilo que lhe traz esperança.
- Pense em ser íntimo do Autor da vida e conhecer os mistérios da existência.
- Seus maiores inimigos estão dentro de você.
- Treine ver o lado positivo de todas as coisas negativas.
- Não faça o velório antes do tempo.
- Não seja carrasco de si mesmo.
- Não coloque metas inatingíveis para si. Reconheça a sua falibilidade.
- Não se destrua por sentimento de culpa.
- Aprenda a ser compreensivo e paciente consigo mesmo.

            Você foi o maior nadador da história!

            Quando tiver de percorrer um caminho tortuoso e difícil, não o considere longo demais. Tenha consciência de que nenhum caminho é tão longínquo e árduo que não possa ser percorrido.
            Lembre que você já nadou desesperadamente para ter o maior de todos os direitos, o direito de ser um ser humano único.
            Nenhum sonho se materializa no sono, mas na vigília. Não basta sonhar, é preciso estabelecer prioridades para executar nossas metas.
            Sem transpiração os sonhos se tornam miragens.
            Trabalhando em equipe:
            Na época da fecundação você estava só, viveu o topo do individualismo. Existiam, inclusive, os espermatozóides killer, que estavam encarregados de destruir os menos aptos.
            O homem não nasce sociável.
            No mundo instintivo, o individualismo prevalece. A competição excessiva destrói a tranquilidade, abate o prazer de viver e debela a eficiência intelectual.
            Um político que só tem bajuladores e não tem amigos para dividir seus sentimentos e compartilhar suas dificuldades faz do poder uma prisão.
            Não seja autossuficiente. Treine dividir o barco da sua vida. Às vezes carregamos os outros, outras vezes eles nos carregam. A família deve ser uma grande equipe.
Treinamento:
- Vacine-se contra o individualismo
- Aprenda a ouvir o que os outros têm a dizer e não o que você quer ouvir
- Estimule os outros a expressar seus pensamentos
- Seja aberto, livre, espontâneo
- Quem fala se compromete
- Mostre aos outros que não há pessoas menos inteligentes. Há pessoas que não aprenderam a pensar
- Amplie seus horizontes
            Nenhum problema deve nos fazer recuar.
            O mundo psíquico tem capacidade de atuar no mundo físico mais do que imaginamos. Faça um favor ao seu corpo, ande pelas veredas da felicidade.
            A esperança é um ingrediente indispensável à vida.
            No mundo psíquico o importante não é a doença do doente, mas o doente da doença.
            Todos querem o pódio, mas muitos desprezam a fadiga dos treinos. Ninguém pode brilhar em qualquer área da vida se não aprender a percorrer com coragem todas as distâncias necessárias.
            Não deixe os problemas de fora ou de dentro controlar a sua vida.
            Somos um ser exclusivo entre bilhões de pessoas.
           
            Garimpe a felicidade de maneira certa no lugar correto.

            É fundamental investir nossas vidas naquilo que o dinheiro não compra e o status não propicia.
            Por procurar de maneira errada e no lugar errado, as pessoas fazem grandes escavações, mas extraem pouco ouro no solo da emoção. Há pessoas tristes que estão estampadas em colunas sociais e pessoas alegres que nunca saíram do anonimato.
           
Chegar ao topo

            Todos ambicionam chegar ao topo de alguma coisa. Uns querem chegar ao topo da fama. Outros, da eficiência profissional, da hierarquia acadêmica. Outros, mais sábios, almejam atingir o topo da felicidade, do sentido da vida, da qualidade de vida.
            Quando éramos apenas uma célula incompleta e desesperada, queríamos chegar ao topo da vida.
            Nas sociedades modernas o homem se tornou o pior inimigo do próprio homem. Nossos maiores inimigos são os oriundos dos ataques dos pensamentos turbulentos, da competição profissional, dos conflitos sociais.
            Quando não temos problemas, nós os arrumamos.
            Há medo de todos os tipos: medo do amanhã, medo de perder o emprego, medo de falar em público, de pessoas, do que os outros pensam e falam de si, de doenças, do fracasso, de expressar os pensamentos, do futuro, medo do medo, da morte.
            Nunca o homem teve uma medicina tão avançada e nunca teve tanto medo.

            Muitos não chegar a lugar algum, pois não têm metas ou não sabem estabelecer prioridades para atingi-las. Não é tão fácil mudar nossos conceitos e nossos defeitos, não tão fácil conquistar pessoas difíceis, não é tão simples superar nossas frustrações e melhorar nosso desempenho intelectual, mas é possível. Treine ser um grande empreendedor. Um dia alguém vai superá-lo e que esse alguém seja você mesmo.
            Gastamos muito tempo atualmente reclamando e nos punindo. Um empreendedor não reclama das circunstâncias, cria as oportunidades.

            Nunca se diminua, nunca considere a sua vida sem valor, nunca pense que você não lutou por você mesmo. Se hoje, por algum motivo, você estiver com sua auto-estima baixa, você está sendo incoerente com sua história. Você lutou por sua própria vida até às últimas consequências.
            Não se meça pelo que os outros pensam. Nem muito menos se avalie pelo número dos seus problemas, erros, fracassos, lágrimas ou perdas.
            Nunca supervalorize qualquer pessoa na sociedade, independente do seu papel político e social. Quem se sente inferior a alguém desonra a sua inteligência e quem se sente superior nunca penetrou nas camadas mais profundas dos mistérios da existência.

Nenhum comentário:

Postar um comentário