domingo, 6 de novembro de 2022

O que não pode faltar...

ALHO - Allium sativum

O alho purifica o sangue, atua sobre as mucosas do nariz, da garganta e dos pulmões, desinfeta todo o organismo, funciona como antibiótico para combater infecções.

Para o enfraquecimento do organismo, principalmente nos idosos, consumir durante as refeições um dente de alho bem amassado com uma cenoura, isso previne contra doenças mais graves.

Atua na circulação, e para esses problemas, consumir pão de centeio temperado com alho socado, salsa e gotas de azeite sendo que será este o primeiro alimento do dia, repetido por uma semana, descansar 15 dias e fazer novamente, assim sucessivamente.

O alho cozido, tem uma grande perda de sua eficácia e cru em grande quantidade irritam os rins.

 ALMEIRÃO - Chicorium intybus

Rico em vitamina A e C. Indicado para falta de apetite, usado cru em saladas ou ligeiramente refogado.

AMEIXA - Prunus domestica

Poderoso laxante. Indicada contra prisão de ventre, sendo, neste caso, consumida seca.

É rica em potássio, fósforo, cálcio e minerais. Para problemas do estômago faz-se um licor digestivo de ameixa: cozinhar em dois litros e meio de vinho branco, 20 ameixas frescas sem casca e sem caroço.Depois de quinze minutos apagar o fogo, adicionando não mais de 3 gramas de casca de canela e deixar macerar. Após três dias, filtrar o liquido, adicionar meio quilo de açúcar e colocar no fogo, deixando ferver por alguns minutos. Esperar esfriar totalmente e adicionar meio litro de álcool a 90 graus e colocar em uma ou duas garrafas. Tomar um cálice após as refeições.

ASPARGO - Asparagus officinalis

O aspargo deve ser ingerido ao natural, já que quando cozido pode irritar os rins, tornando contrário o seu efeito de limpa-los.É indicado nas doenças do fígado, do baço e estômago. Nos problemas do coração combate a hipertrofia e acalma as palpitações. Para o coração se faz uma decocção fervendo 50gr de raízes de aspargo em um litro de água, deixando em repouso até esfriar. Tomar três cálices por dia, entre as refeições principais sem adoçar. Ainda pode ser usado em regimes de emagrecimento fervendo em três quartos de litro de água, 40gr de raízes de aspargo. Bebe-se pela manhã em jejum e durante todo o dia. Esta mesma decocção pode ser administrada a pessoas nervosas e excitáveis.

 AVEIA - Avena sativa

Fonte natural de vitaminas, proteínas e sais minerais, contendo muitas calorias. Usada em flocos ou farinha, adapta-se aos organismos delicados, garantindo um bom funcionamento dos intestinos preguiçosos. É também anti-hemorróidas, sua ingestão tem a virtude de reduzir o teor de gorduras e de açúcar do sangue, auxiliando nas arterioscleroses e no diabetes. Contra acido úrico ferver um punhado de palha de aveia triturada em um litro de água, coar e beber durante o dia.

 AZEITONA - Olea europaea

Uma curiosidade sobre a oliveira. Conta-se que Atenas, a deusa grega da sabedoria, fez nascer de uma lança a oliveira; os frutos dessa árvore, além de alimentarem o homem, produziriam um óleo para temperar sua comida, fortalecer seu corpo, curar as suas feridas e iluminar sua noite.

A azeitona tem grande teor de gordura e sais minerais, devendo ser consumida com cautela.

Risoto Verde

Ingredientes:

1/2 maço de brócolis cozido e picado; 4 xícaras de chá de água; 1 colher de tempero pronto de alho e sal; 2 xícaras de arroz lavado e escorrido; 100g de presunto picado; 100g de muçarela picada e 4 colheres de queijo parmesão ralado

Modo de Preparo: Cozinhe o brócolis em uma caçarola média própria para microondas, que tenha uma cesta, com 1 xícara de chá de água e sal por uma média de 8 minutos em potência alta. Escorra a água e reserve. Em uma caçarola maior, coloque o arroz com o tempero, a água e o presunto picado. Tampe e leve ao microondas por aproximadamente 20 minutos na potência alta, mexendo a cada 10 minutos. Após 5 minutos de descanso, misture o brócolis, os queijos e retorne ao microondas por uma média de 2 minutos em potência média. Sirva em seguida.

BATATA - Solanum tuberosum

Rica em carboidratos e vitaminas. Usada crua, tem aplicação para combater dores de cabeça (colocadas em rodelas sobre a testa) e contra irritações da pele. A batata-baroa é bastante indicada para quem sofre de doenças renais. Para eritemas ou queimaduras solares, se faz uma compressa com batata ralada que é trocada três vezes ao dia. O suco feito com batata é excelente remédio para ulceras do estômago e do duodeno, desde que tomado em pequenas doses, pois o seu uso exagerado pode provocar sintomas de intoxicação. A água do cozimento da batata serve para prevenir e combater a gota.

BROCOLIS - Brassica oleracea

Rico em vitamina C, fósforo, potássio e enxofre. É melhor consumi-lo em saladas cruas para aproveitar todo o seu valor nutritivo. É um ótimo alimento para dietas de emagrecimento, já que produz uma limpeza geral do organismo e elimina gorduras. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário