sexta-feira, 4 de janeiro de 2019

Os Irmãos Grimm


Jacob (Hanau, 4 de janeiro de 1785 - Berlim, 20 de setembro de 1863) e Wilhelm (Hanau, 24 de fevereiro de 1786 - Berlim, 16 de dezembro de 1859) foram dois irmãos, ambos acadêmicos, linguistas, poetas e escritores que nasceram no então Condado de hesse-Darmstadt, atual Alemanha. Os dois dedicaram-se ao registro de várias fábulas infantis, ganhando assim grande notoriedade, essa que, gradativamente, tomou proporções globais. Também deram grandes contribuições à língua alemã, tendo os dois trabalhado na criação e divulgação, a partir de 1838, do Dicionário Definitivo da Língua Alemã (o "Deutsches Wörterbuch"), que não chegaram a completar, devido a morte de ambos entre as décadas de 1850 e 1860.
O surgimento do romantismo, o nacionalismo romântico e as tendências em valorização da cultura popular no início do século XIX reavivaram o interesse em contos de fadas, que haviam declinado desde seu pico do final do século XVII. Johann Karl August Musäus publicou uma coleção do contos populares entre 1782 e 1787; os Grimm ajudaram o renascimento com sua coleção de folclore, construída na convicção de que uma identidade nacional poderia ser encontrada na cultura popular e com o povo comum (Volk). Embora eles tenham recolhido e publicado contos como um reflexo da identidade cultural alemã, na primeira coleta eles incluíram contos de Charles Perrault, publicado em Paris em 1697, escrito para salões de aristocracia francesa. Acadêmica Lydia Jean explicou o mito que foi criado de que os contos de Perrault, muitos dos quais eram originais, vieram das pessoas comuns refletindo um folclore existente para justificar a sua inclusão.
Embora os irmãos tenham ganhado reputação por sua coleta de contos de camponeses, muitos contos vieram da classe média ou aristocrática. A esposa de Wilhelm, Dortchen Wild e sua família, assim como sua empregada e babá, contaram aos irmãos alguns dos contos mais conhecidos, tais como "Hansel and Gretel" e "A Bela Adormecida". 



Neste livro é apresentada uma seleção dos melhores e mais queridos contos populares dos Irmãos Grimm. Baseados nos textos das suas obras completas editadas em 1857, o seu encanto perdura e perdurará sempre, deleitando as horas de leitura de grandes e pequenos. As excelentes ilustrações, cheias de pormenor e com o toque pessoal da artista russa Anastassija Archipowa, constituem um deleite para todos. Através de uma paleta de cores, umas vezes suave e outras forte, esta ilustradora consegue transmitir os sentimentos e estados de alma de cada uma das personagens.

Nenhum comentário:

Postar um comentário