quinta-feira, 3 de janeiro de 2019

PROFESSOR J. R. R. TOLKIEN


John Ronald Reuel Tolkien, conhecido internacionalmente por J. R. R. Tolkien (Bloemfontein, 3 de janeiro de 1892 - Bournemouth, 2 de setembro de 1973) foi um premiado escrito, professor universitário e filólogo britânico, nascido na África que recebeu o título de doutor em Letras e Filologia pela Universidade de Liége e Dublin em 1954, e autor das obras como O Hobbit, O Senhor dos aneis e O Silmarillion. Em 28 de março de 1972, Tolkien foi nomeado Comandante da Ordem do Império Britânico pela Rainha Elizabeth II.
Tolkien nasceu em Bloemfontein, na República do Estado Livre de Orange, na atual África do Sul, e, aos três anos de idade, com a sua mãe e irmão, passou a viver na Inglaterra, terra natal de seus pais. Desde pequeno fascinado pela linguística, fez a licenciatura na faculdade de Letras em Exeter. Participou ativamente da Primeira Guerra Mundial, e logo depois começou a escrever os primeiros rascunhos do que se tornaria o seu "mundo secundário", complexo e cheio de vida, denominado Eä, palco das suas mundialmente famosas obras como O Hobbit, O Senhor dos aneis e O Silmarillion, esta última, sua maior paixão, postumamente publicada, que é considerada a sua principal obra, embora não a mais famosa.
Tornou-se filólogo e professor universitário, tendo sido professor de anglo-saxão (e considerado um dos maiores especialistas do assunto) na Universidade de Oxford de 1925 a 1945, e de inglês e literatura inglesa na mesma universidade de 1945 a 1959.
Foi a festas vestido como um urso polar, perseguiu um vizinho vestido como um guerreiro anglo-saxão, e era conhecido por dar aos lojistas seus dentes falsos como pagamento. Como disse um de seus alunos, "Ele poderia transformar uma sala de aula em um salão de festas".


Tolkien estava mais para estudioso que para escritor. O Hobbit e O Senhor dos Anéis foram, em grande parte, sua tentativa de construir uma mitologia, e seu sucesso o pegou de surpresa. De fato, ele passou anos rejeitando, criticando e destruindo adaptações de seu trabalho que ele não acreditou ter capturado seu escopo épico e propósito nobre.

Um comentário: