sábado, 21 de dezembro de 2019

Jane Fonda faz aniversário

Jane Fonda e sua gatinha

Lady Jayne Seymour Fonda nasceu em 21 de dezembro de 1937 na cidade de Nova Iorque. É filha do ator Henry Fonda e da socialite Frances Seymour Ford. À época, seu pai filmava Jezebel com Bette Davis. Henry era descendente de neerlandeses e o sobrenome Fonda é originário de Eagum, uma vila no coração de Frísia, província do norte dos Países Baixos. Seu primeiro nome, "Lady", é aparentemente inspirado na nobre inglesa Jane Seymour (1509 – 1537), que tornou-se rainha da Inglaterra, com quem sua mãe possivelmente tinha remoto parentesco, embora ainda não tenha sido provado. Seu irmão Peter (n. 1940) e sua sobrinha Bridget (n. 1964), também são atores.
Em 14 de abril de 1950, quando Jane tinha 12 anos de idade, sua mãe cometeu suicídio após voluntariamente buscar tratamento num hospital psiquiátrico. A Jane foi dito que a mãe morrera de ataque cardíaco. As assinaturas de jornais e revistas na mansão dos Fonda foram canceladas e os professores e alunos da escola da jovem instruídos a não discutirem o incidente. Jane descobriria a verdade meses mais tarde, enquanto folheava uma revista de cinema na aula de artes. Após a morte de Frances, Henry se casou com a também socialite Susan Blanchard ainda em 1950; o casamento acabaria em divórcio um pouco mais de cinco anos depois.
Aos 15 anos, Jane começou a ter aulas de dança em Fire Island Pines, em Nova Iorque. Ela estudou na prestigiada Greenwich Academy, um internato para garotas, em Greenwich, Connecticut.
Em abril de 1991, após três décadas de carreira no cinema, Jane Fonda anunciou que estava se aposentando da indústria cinematográfica e não tinha intenções de voltar a atuar. Em maio de 2005, entretanto, ela retornou às telas com o sucesso de bilheteria Monster-in-Law, em que contracenou com Jennifer Lopez. Em 2007 ela estrelou em Georgia Rule de Garry Marshall, ao lado de Felicity Huffman e Lindsay Lohan.
Em 2009, Jane retornou aos palcos da Broadway, em sua primeira performance desde 1963, em 33 Variations de Moises Kaufman. Pelo papel, ela recebeu uma indicação ao Tony de melhor atriz.
Após seu casamento, em 21 de dezembro de 1991, com o empresário das comunicações e milionário Ted Turner, então dono da rede de televisão a cabo CNN, Jane decidiu se aposentar da carreira de atriz e passou a se dedicar exclusivamente a produzir vídeos sobre ginástica aeróbica e preparação física que se tornaram um grande sucesso. O primeiro deles, produzido em quando ainda era atriz, em 1982, vendeu 17 milhões de cópias apenas nos EUA. O casamento duraria até 22 de maio de 2000. Apesar do divórcio, Jane ainda vive em Atlanta, no estado da Geórgia.
Atualmente ela protagoniza a série original Netflix Grace and Frankie junto com Lily Tomlin.
Jane nos anos 70
 Retirei do site wikipedia - 21/12/2019

Nenhum comentário:

Postar um comentário