sábado, 23 de novembro de 2019

Descubra o crisântemo

Crisântemo: cujo nome quer dizer flor de ouro, simboliza a alegria e representa também a perfeição e a simplicidade. No Japão, é a flor nacional. Para os chineses, o crisântemo assegura o amor eterno e a fidelidade. Branco, lembra a verdade e a sinceridade; vermelho, representa o amor e o amarelo simboliza o amor não correspondido. O crisântemo gosta de muita luz, mas não deve ficar diretamente exposto ao sol; a terra deve ser mantida úmida, sem secar e nem encharcar. Adapta-se a ambientes internos e externos. O crisântemo, é também símbolo do conhecimento concentrado, teria o poder de controlar as emoções dos que se irritam ou se deprimem facilmente. Esta planta, na verdade, estabilizaria as emoções destas pessoas. Igualmente faria a margarida por meio das suas propriedades terapêuticas. Ela poderia “ordenar” o pensamento daqueles que têm a facilidade de acumular conhecimento, mas apresentam dificuldades quando desejam expressá-lo. Ofereça as deidades do buddhismo pela sua iluminação. O nobre crisântemo é ainda, a flor da longevidade e da juventude. A espécie japonesa, tem um festival em sua honra, é cultivada com requinte nos jardins, usada como delicada guarnição comestível em jantares elegantes e utilizada medicinalmente para destruir germes. Também pode ser encontrada enfeitando o banho vespertino, onde, diz a tradição popular “manterá à distância os desgastes da idade”. Faça uma mandala de crisântemos amarelos com lírios amarelos e dia 8 de dezembro ofereça para Oxum, na beira de um rio ou cachoeira, mas faça no chão, pois na bandeja ela fica sujando o rio. Peça prosperidade e felicidade no amor.
         
Fazendo inseticidas orgânicas tendo como principal ingrediente o crisântemo. Então, como é possível fazer um inseticida natural usando flores de crisântemo?
Você sabia que o crisântemo é a base de um potente inseticida natural, que funciona muito bem como mata barata caseiro?

  • ·         Não tóxica: é um inseticida natural, portanto, não causa nenhum mal para seres humanos, desde que não seja ingerido.
  • ·         Não é necessário esvaziar os ambientes: quando contrata um serviço de dedetização, você sabe que terá que deixar o efeito tóxico passar. Com o crisântemo, isso não é necessário.
  • ·         Barato: obviamente, é muito mais barato que qualquer inseticida industrial ou serviço de desinsetização, embora os efeitos sejam diferentes.
  • ·         Efeito instantâneo: principalmente como mata barata caseiro, o efeito é imediato se borrifado diretamente sobre o inseto.
vamos seguir os ingredientes:
·         Uma garrafa com borrifador, que pode ser de qualquer tamanho, incluindo aquelas pequenas, de plástico, que se encontra em lojas de R$ 1,99.
·         Água destilada se possível; mineral se desejar; mas, não querendo gastar, pode utilizar água da torneira mesmo.
·         Flores de crisântemo secas e este é o único item que vai exigir algum esforço, porque é preciso moer as flores.
O primeiro segredo do preparo está na secagem, que você pode acelerar com o uso de um ventilador, mas, o procedimento mais fácil, é deixá-las descansar.
Para começar, procure colher as flores quando estiverem no auge, abertas e vistosas. A piretrina, que é o que mais nos interessa, está principalmente, nas sementes.
E é importante que você saiba que, a planta se deteriora muito rapidamente, perdendo as propriedades de que precisamos para fazer o inseticida natural.
Por isso, não se deve colocá-las no sol. Encontre um armário que seja seco e protegido da luz.
Posicione-as de forma que fiquem de cabeça para baixo, sobre algo que recolha as sementes que caírem, como uma folha de papelão ou, uma travessa baixa.
Quando estiverem bem secas, basta moer e misturar o pó com água e aqui entra uma parte que não é difícil de fazer, mas, vai exigir prática.
A concentração de piretrina é muito variável de uma flor para outra, não existindo uma proporção correta entre pó e água.
Seu primeiro mata-barata caseiro deve atender o seguinte princípio: pó de crisântemo suficiente para não tornar o líquido grosso demais para passar pelo bico do borrifador.
Como é difícil conseguir uma grande quantidade de pó de crisântemo, fino o suficiente para ser misturado com água, você pode misturar um pouco e testar o efeito do inseticida caseiro.
À exceção da advertência para não ingerir o líquido, não se trata de um produto tóxico, justamente porque perde o efeito rapidamente.
Por outro lado, isso significa que, para não precisar preparar seu mata-barata caseiro todos os dias, terá de guardá-lo adequadamente.
A lógica é a mesma do processo de secagem, sendo necessário evitar o contato com o ar, luz e calor.
Portanto, é preciso se certificar de que o recipiente esteja bem fechado e guardá-lo em um armário fresco, protegido da luz.
Se quiser guardar as flores secas para utilizar em outra mistura, é possível manter suas propriedades se congeladas a vácuo, por no máximo, seis meses.
https://www.ddribeira.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário